Mostra é alvo de polêmica ao retratar Temer e Dilma como negros
Artista é acusada de “blackface” ao escurecer pele de famosos
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Artista é acusada de “blackface” ao escurecer pele de famosos
A exposição artística “Porquoi Pas?”, que pode ser traduzida como “Por que Não?”, em francês, está dando o que falar em São Paulo. A mostra, da artista Alexandra Loras, foi acusada pelo Facebook de praticar o “blackface”.
A mostra apresenta imagens editadas via Photoshop de pessoas brancas, influentes e ricas, com a pele escurecida digitalmente, e com traços que lembram a fisionomia afrodescente – como cabelos crespos, narizes mais largos, entre outros detalhes.
A acusação de “blackface” tem origem em uma prática adotada no século 19, quando atores brancos se pintavam com carvão para representar personagens negros, de uma maneira satírica. Quando brancos se vestem de “nega maluca” no carnaval, as acusações também surgem.
Loras nega que pratique discriminação nas obras. “Não é blackface. Eu sou negra, e como artista, tenho o direito de me expressar sobre o que está acontecendo na mídia, como é a escravidão moderna”, disse a artista à Folha de S. Paulo.
Entre as imagens expostas, estão retratos de políticos como Donald Trump, Michel Temer, Dilma Rousseff, assim como de personalidades midiáticas, como Gisele Bundchen, Carmen Miranda, entre outros”.
Comentários nas rede sociais apontam contradições como “ver brancos de sucesso pintados como negro não aumenta nem um pouco minha autoestima como negra”, como pontuou uma usuária do Facebool. “Volta para a França”, disse outra.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Dois petroleiros russos derramam óleo no Estreito de Kerch após tempestade
Autoridades disseram que um membro da tripulação morreu
Homem é enganado, cai em golpe e acaba perdendo R$ 1 mil no Jardim Campo Nobre
Autor disse que a chave PIX era “muito difícil de digitar” e fez uma transferência muito acima do valor combinado com a vítima
Queda de Assad na Síria cortou linha de suprimentos essencial do Irã, diz Hezbollah
O Hezbollah perdeu sua rota de suprimento mais importante do Irã através da Síria, disse o chefe da milícia libanesa, Naim Qassem. Esta é a primeira vez que o grupo militante reconheceu publicamente como a queda do regime de Bashar al-Assad na Síria prejudicou a capacidade do grupo de se rearmar, após uma dura campanha…
Nova cirurgia de Preta Gil para retirada de tumores é adiada após consulta nos EUA
Na semana passada, Preta Gil revelou que iria fazer um procedimento cirúrgico nos Estados Unidos
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.