Brasil

Indicado pelo PSC é nomeado presidente interino da Funai

Franklinberg Freitas, da etnia Mura, ocupava cargo de direção no órgão

Joaquim Padilha Publicado em 09/05/2017, às 12h31

None
general-franklimberg.jpg

Franklinberg Freitas, da etnia Mura, ocupava cargo de direção no órgão

Outro indicado pelo PSC irá ocupar interinamente para o posto de presidente da Funai (Fundação Nacional do Índio), deixado pelo ex-presidente Antônio Fernandes Toninho Costa, na última sexta-feira (5). Franklinberg Ribeiro de Freitas foi nomeado presidente interino nesta terça-feira (9), em publicação no Diário Oficial da União.

A nomeação foi assinada pelo ministro da Justiça, Osmar Serraglio (PSDB), ao qual à Funai é subordinada. Pertencente à etnia Mura, Franklinberg é general da reserva e ocupava o posto de diretor de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável na Fundação. 

Outra movimentação interna no órgão foi a exoneração da diretora de Administração e Gestão da Funai, Janice Queiroz de Oliveira, que será substituída por Francisco José Nunes Ferreira.

Após ser exonerado, o ex-presidente Toninho Costa fez duras críticas ao governo Federal e atribuiu sua demissão a “ingerências políticas”, em depoimento a imprensa nacional.

Toninho acusou o Ministério da Justiça, administrado pelo líder da bancada ruralista Osmar Serraglio, de o exonerar por “incompetência do governo, que abandonou a Funai e as causas indígenas”.

O ministro da Justiça reagiu e, por meio de nota, disse que “dada a extrema importância que o governo dá à questão indígena”, a Funai precisa de uma “atuação mais ágil e eficiente, o que não vinha acontecendo”.

(com supervisão de Evelin Cáceres)

Jornal Midiamax