Indicado pelo PSC é nomeado presidente interino da Funai

Franklinberg Freitas, da etnia Mura, ocupava cargo de direção no órgão

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Franklinberg Freitas, da etnia Mura, ocupava cargo de direção no órgão

Outro indicado pelo PSC irá ocupar interinamente para o posto de presidente da Funai (Fundação Nacional do Índio), deixado pelo ex-presidente Antônio Fernandes Toninho Costa, na última sexta-feira (5). Franklinberg Ribeiro de Freitas foi nomeado presidente interino nesta terça-feira (9), em publicação no Diário Oficial da União.

A nomeação foi assinada pelo ministro da Justiça, Osmar Serraglio (PSDB), ao qual à Funai é subordinada. Pertencente à etnia Mura, Franklinberg é general da reserva e ocupava o posto de diretor de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável na Fundação. 

Outra movimentação interna no órgão foi a exoneração da diretora de Administração e Gestão da Funai, Janice Queiroz de Oliveira, que será substituída por Francisco José Nunes Ferreira.

Após ser exonerado, o ex-presidente Toninho Costa fez duras críticas ao governo Federal e atribuiu sua demissão a “ingerências políticas”, em depoimento a imprensa nacional.

Toninho acusou o Ministério da Justiça, administrado pelo líder da bancada ruralista Osmar Serraglio, de o exonerar por “incompetência do governo, que abandonou a Funai e as causas indígenas”.

O ministro da Justiça reagiu e, por meio de nota, disse que “dada a extrema importância que o governo dá à questão indígena”, a Funai precisa de uma “atuação mais ágil e eficiente, o que não vinha acontecendo”.

(com supervisão de Evelin Cáceres)

Conteúdos relacionados

escola