Pular para o conteúdo
Brasil

Governo vai estudar a privatização de mais 19 aeroportos, diz ministro

Durante a audiência pública
Arquivo -

Durante a audiência pública

O conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) deverá analisar no dia 23 de agosto a proposta de concessão à iniciativa privada de 19 aeroportos que hoje estão sob administração da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Segundo o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, esses aeroportos devem ser leiloados em blocos, que terão terminais superavitários e deficitários. “Para quem levar o filé levar o osso também”, disse.Governo vai estudar a privatização de mais 19 aeroportos, diz ministro

No Nordeste, deverão ser incluídos os aeroportos de Recife, Maceió, Teresina, São Luís, João Pessoa, Aracaju, Petrolina (PE) e Juazeiro do Norte (CE). No Centro-Oeste, devem entrar os terminais de Cuiabá, Sinop, Barra do Garças e Alta Floresta, todos em Mato Grosso. Já no Sudeste, devem ser incluídos os aeroportos de Santos Dumont, no , de Vitória, Macaé (RJ), Jacarepaguá (RJ), Campo de Marte (SP) e o aeroporto da Pampulha, em .

Em reunião da Comissão de Infraestrutura do Senado, realizada hoje (8,) Quintella negou que o governo tenha planos de privatizar a Infraero, mas admitiu a possibilidade de que seja aberto parte do capital da empresa.

Ferrovia

Durante a audiência pública, o secretário de Fomento e Parcerias do ministério, Dino Antunes Dias Batista, disse que a construção da Ferrovia Bioceânica, entre Brasil e Peru, depende de um acordo entre os países sobre o melhor traçado. Segundo ele, o principal problema é que o Peru quer que a ferrovia passe por uma região que está a 4 mil metros de altitude, em uma região politicamente importante para o país, o que custaria R$ 20 bilhões a mais do que a rota sugerida pelo Brasil.

Já o governo brasileiro prefere que a Bioceânica passe por outra região, que está a 2,7 mil metros de altitude, para chegar ao Pacífico. O custo total nesse caso seria de R$ 50 bilhões.

Outra dificuldade está na diferença das bitolas usadas nas ferrovias brasileiras e peruanas, o que poderia exigir um transbordo na fronteira, também encarecendo o projeto. Mas tudo depende da retomada das conversas entre os dois países.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Bolsa Família

Bolsa Família: beneficiários com NIS final 4 recebem parcela de junho nesta sexta-feira

VÍDEO: Tiroteio termina com um jovem baleado no Aero Rancho, em Campo Grande

Precisa de médico? Confira a escala nas UPAs e nos CRSs de Campo Grande

Rússia, China e Europa intensificam mobilização por fim da guerra

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

Ex-gerente do Detran-MS que ‘sumiu’ estava preso por caso de violência contra criança

Juiz dá ‘puxão de orelha’ e manda MPMS apresentar provas da corrupção em Água Clara em dez dias

VÍDEO: ‘Fim do pesadelo’, diz secretário de MS em viagem de volta ao Brasil

EUA e Irã negociam trégua; Trump decide sobre ataques em 2 semanas

Últimas Notícias

MidiaMAIS

VIII Festa da Padroeira começa nesta sexta, com 10 dias de atrações artísticas e praça de alimentação

O Santuário Estadual de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro realiza, entre os dias 20 e 29 de junho, a VIII Festa da Padroeira, para comemorar o Dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, celebrado em 27 de junho. Este ano terá como tema “Maria, ajudai-nos a ser um testemunho da reconciliação e da esperança”. A … Continued

Transparência

Juiz dá ‘puxão de orelha’ e manda MPMS apresentar provas da corrupção em Água Clara em dez dias

Magistrado diz que conduta do MP pode tumultuar processo e cercear defesa

Brasil

Novo projeto sobre 8/1 reduz penas de ‘exilados’ que atacaram poderes

O PL do ex-presidente Jair Bolsonaro calcula que há aproximadamente 500 brasileiros nessa situação

Política

Seminários, reuniões, sessões e arraiá movimentam agenda dos deputados de MS

A festa junina da Casa de Leis acontece dia 27 de junho, a partir das 18h