Brasil

Governo vai auxiliar Manaus após onda migratória de índios da Venezuela

Cerca de 350 índios Warao chegaram a capital do Amazonas

Joaquim Padilha Publicado em 12/05/2017, às 14h55

None

Cerca de 350 índios Warao chegaram a capital do Amazonas

O governo federal deverá enviar recursos para ajudar os índios da Venezuela que estão alojados em Manaus. Na semana passada, a prefeitura de cidade decretou estado de emergência social por causa do número cada vez maior de indígenas.

Mais de 350 índios da etnia Warau estão acampados embaixo de uma ponte e na rodoviária de Manaus. Eles começaram a chegar no final de 2014 diante do agravamento da crise econômica na Venezuela.

A presença dos imigrantes gerou a abertura de um inquérito civil pelo MPF-AM (Ministério Público Federal no Amazonas). O objetivo da ação é acompanhar medidas de apoio aos indígenas Warao. 

O MPF solicitou informações de órgãos públicos ligados à assistência social, direitos humanos e indígenas sobre as medidas adotadas para garantir o atendimento humanitário aos refugiados.Governo vai auxiliar Manaus após onda migratória de índios da Venezuela

Com o decreto de emergência, ficam dispensados de licitação os contratos de aquisição de bens e serviços necessários para execução de um plano de ação intersetorial da Prefeitura manauense para atender aos indígenas da etnia Warao no município.

(com supervisão de Evelin Cáceres)

Jornal Midiamax