Estado de saúde de Marisa Letícia é estável, diz boletim médico

Recente boletim médico

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Recente boletim médico

O quadro de saúde da ex-primeira dama Marisa Letícia, mulher do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, continua estável, segundo mais recente boletim médico divulgado no fim da manhã desta sexta-feira (27).

De acordo com o informe, “a pressão intracraniana está sob controle” e Marisa Letícia tem “quadros clínico, neurológico e tomográfico estáveis”.

O estado de saúde de Marisa Letícia ainda é considerado grave e ela permanece na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Sírio-Libanês, na área central de São Paulo, sem previsão de alta.

Ela está internada na unidade hospitalar desde a última terça-feira (24), depois que sofreu um AVC (acidente vascular cerebral).

Segundo informações da assessoria de imprensa do Instituto Lula, o ex-presidente está no hospital acompanhando a recuperação da mulher.

Do começo da manhã de hoje até as 11h45, nenhum político ou personalidade ligado ao PT passou pela entrada principal da unidade de saúde para visitar a ex-primeira dama.

Protesto

Por volta das 10h20, um homem protestou perto da entrada principal do hospital. Ele gritou frases como “a saúde do povo está um lixo”, “Lula diz que o SUS é de primeira; por que ela não vai para lá?”.

Pacientes e funcionários acompanharam a situação de longe. Um homem chegou a gravar o protesto com seu celular. Duas mulheres que passavam dentro de um carro gritaram “coxinha” e “fascista”. Ao começar a chover, ele berrou “eu voltarei com mais gente” e foi embora.

Operação Lava Jato

Marisa Letícia é ré em uma ação penal, junto com o marido, na Operação Lava Jato. Eles respondem pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro em contratos firmados entre a Petrobras e a Odebrecht.

 

Segundo o Ministério Público, Lula recebeu propina da empreiteira Odebrecht por intermédio do ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci, que também virou réu na ação, ao lado do empreiteiro Marcelo Odebrecht, e outras cinco pessoas.

 

De acordo com a investigação, o dinheiro foi usado para comprar um terreno, que seria usado para a construção de uma sede do Instituto Lula (R$ 12,4 milhões), e um apartamento em frente ao que Lula mora em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo (R$ 504 mil).

 

A defesa de Lula informou que o ex-presidente aluga o apartamento vizinho ao seu. Além disso, acrescentou que o Instituto Lula funciona no mesmo local há anos e que o petista nunca foi proprietário do terreno em questão.

 

Segundo os advogados do ex-presidente, a transação seria um “delírio acusatório”.

 

Entenda o AVC

Existem dois tipos de AVC: o isquêmico, mais comum (cerca de 80% dos casos), e o hemorrágico (20%). O primeiro é provocado pela falta de sangue em uma área do cérebro, decorrente da obstrução de uma artéria. Já o hemorrágico, como o de Marisa, é causado pelo rompimento de um vaso intracraniano que promove uma hemorragia cerebral.

 

O AVC pode se manifestar por um ou mais dos sintomas. Veja quais são:

 

– Fraqueza ou formigamento de repente, em um dos lados do corpo

 

– Dificuldade súbita para falar

 

– Dificuldade súbita para enxergar ou visão dupla

 

– Dificuldade súbita para caminhar ou perda do equilíbrio

 

– Tontura com sensação de que tudo está girando

 

– Dor de cabeça muito forte, de repente, sem causa aparente

Conteúdos relacionados