Bebês com chikungunya apresentam queimaduras graves no Ceará

Lesões são sintoma atípico da doença

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Lesões são sintoma atípico da doença

Bebês infectados com cikungunya tem manifestado sintomas anormais no Ceará. Além das febres, dores nas articulações e pequenas bolhas, a pele dos bebês tem apresentado lesões graves na pele, semelhantes a queimaduras de Sol.

As queimaduras foram relatadas pela Socep (Sociedade Cearense de Pediatria). Os bebês com as lesões estão sendo internados em UTI dado à gravidade dos ferimentos.

O médico infectologista Robério Dias Leite, presidente do Departamento Científico de Infectologia da Socep, elaborou um documento com orientações para o reconhecimento das lesões.

Ele afirma que são necessárias medidas de proteção e internação dos bebês, logo após a detecção da doença, principalmente entre os menores de seis meses. Segundo Leite, lesões parecidas foram encontradas em crianças infectadas na Ásia e no Caribe.

Também foram encontradas lesões semelhantes em adultos e crianças maiores, mas a preocupação é maior com os bebês pequeno, pela forma mais agressiva que as queimaduras ocorrem.Bebês com chikungunya apresentam queimaduras graves no Ceará

O infectologista afirma que o motivo da relação ainda é desconhecido. “Mas, como estamos enfrentando um quadro de epidemia no Ceará, é preciso fazer o alerta para evitar a morte desses bebês”, explica Leite. 

Como medida de proteção à doença, Leite recomenda aos pais que usem mosquiteiros (véus de proteção no berço ou na cama), já que o uso de repelentes está contraindicado para menores de seis meses. Para crianças acima dessa faixa etária, além dos mosquiteiros, é necessário o repelente.

Neste ano, o Ceará já apontou 1.867 casos de chikungunya – mais da metade em Fortaleza – e cinco mortes, entre elas a de um bebê com dez dias.

(com supervisão de Evelin Cáceres)

 

Conteúdos relacionados