ONG diz que povo deve continuar cobrando seja qual for o resultado de votação do impeachment

A ONG alemã Transparência Internacional, cuja especialidade é o combate à corrupção, declarou que vê risco de desmobilização no Brasil, em caso de haver o impeahment de Dilma Rousseff (PT). Para a organização, povo precisa ‘manter sua indignação’, seja qual for o resultado da votação no Senado.

“Agora é o momento de provar as coerências dessas motivações. É o momento de buscar mudanças reais no quadro político do país, mas também no nosso marco legal e nos nossos sistemas político e judiciário”, afirma o representante da Transparência Internacional no Brasil, Bruno Brandão.

Para Brandão, a população precisa mostrar que a indignação não existe apenas contra o governo atual, mas contra toda a corrupção vigente, cobrando reformas que visem dificultar a atuação de políticos corruptos no país. Ele vê com desconfiança um eventual governo do PMDB, partido com diversos membros envolvidos em escândalos, inclusive na Lava-Jato.

“Vimos isso acontecer na Itália, com a Operação Mãos Limpas. A população acompanhou com muito afinco o processo de investigação e julgamentos no início, mas ela foi paulatinamente perdendo o interesse, o que enfraqueceu a operação e seu peso político”.

A Operação Mãos Limpas desmantelou um esquema de pagamento de propinas envolvendo ex primeiros-ministros e mais de 500 deputados na Itália. Brandão ressalta que, no Brasil, é mais difícil haver desinteresse por parte da população, já que figuras envolvidas em casos de corrupção continuarão em seus cargos.

“Essa fadiga pode também acontecer com a Lava Jato, embora seja mais difícil, tendo figuras como Renan Calheiros e Eduardo Cunha mantendo o assento na presidência do Poder Legislativo”.