Pular para o conteúdo
Brasil

Senado pronto para iniciar sessão do impeachment

Acesso está restrito à servidores da Casa, imprensa e assessores dos parlamentares 
Arquivo -

Acesso está restrito à servidores da Casa, imprensa e assessores dos parlamentares 

A poucos minutos do inicio da sessão que vai votar a admissibilidade do processo contra a presidenta Dilma Rousseff, a movimentação nos corredores do Senado, especialmente de jornalistas e parlamentares, é intensa. Com a visitação proibida e o acesso restrito a servidores da Casa, imprensa credenciada, assessores e parlamentares, o acesso ao prédio principal do Senado está sendo feito pelos anexos, mas sem o rigor de passar todas pessoas pelo detector de metais, como aconteceu na Câmara dos Deputados, no último dia 17.

Até às 8h30 da manhã, 68 dos 81 senadores já estavam inscritos para falar no plenário. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), definiu que os oradores inscritos, contra e a favor do parecer da Comissão Especial do Impeachment, falarão alternadamente por até 15 minutos cada um e apenas uma vez. Não será permitida orientação da bancada pelos líderes e também não haverá apartes.

A expectativa é de que sejam mais de 15 horas de sessão, dividida em três blocos: de 9h às 12h; das 13h às 18h; e das 19h até o termino da votação, que pode resultar no afastamento da presidenta por 180 dias, caso o relatório do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) seja referendado por metade mais um dos senadores presentes a sessão de hoje. Se o relatório for rejeitado, o processo será arquivado.

Renan informou aos senadores sobre a impossibilidade de eles falarem mais do que o tempo determinado, pois os microfones das duas tribunas desligarão automaticamente ao final dos 15 minutos previstos para cada parlamentar.

Com dimensões bem menores do que a Câmara, no plenário Senado, além de parlamentares, só está autorizada a entrada de pessoas com credenciamento especial para hoje. Os senadores e cada um dos seis blocos parlamentares poderão levar apenas um assessor cada. Esses profissionais ocuparão a chamada tribuna de honra. Parentes de senadores terão de ficar nos gabinetes dos parlamentares.

Imprensa

Já as galerias, que normalmente são ocupadas por visitantes, estão reservadas aos profissionais de imagem da imprensa: cinegrafistas, fotógrafos e às rádios que farão transmissão da sessão ao vivo.
Na tribuna de imprensa, bem ao lado do lugar reservado aos senadores, ficarão os profissionais de veículos escritos: jornais, revistas e agências de notícias. Para esse local, devido à limitação de espaço, foram distribuídas poucas credenciais, com prioridade aos profissionais que cobrem permanentemente o Senado.

Desde da meia-noite de hoje (11), a Esplanada dos Ministérios está fechada para veículos. O acesso à Praça dos Três Poderes também está fechado ao público. Esse é o mesmo esquema adotado pela Secretaria de Segurança do Distrito Federal no dia da votação no plenário da Câmara dos Deputados. O muro instalado da Catedral ao Congresso Nacional em abril, quando 80 mil pessoas estiveram na Esplanada dos Ministérios, agora está de volta. Mais uma vez, manifestantes estarão separados por um corredor de 80 metros de largura por um quilômetro de comprimento. Ao longo de toda extensão, há policiais militares, bombeiros, agentes de trânsito e de saúde.

O grupo pró-impeachment ficará do lado direito do Congresso Nacional, tendo o Museu da República como ponto de concentração. Já os manifestantes a favor de Dilma Rousseff poderão se encontrar no Teatro Nacional e seguir para o lado esquerdo do Congresso Nacional.
O prédio principal do Congresso está todo protegido por grades e o acesso ao gramado em frente ao espelho d’água será fechado.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ciclista morre atropelado por motorista bêbado na BR-158 em MS

População de Ladário pagará taxa do lixo em 8 parcelas nas contas de água e esgoto (PML, Divulgação)

‘Taxa do lixo’ de Ladário será cobrada em 8 parcelas nas contas de água

aposentadoria inss

MPF: INSS sabe quem são as pessoas que foram lesadas por fraudes

Cavalgada toma conta da Afonso Pena em homenagem a laço comprido

Notícias mais lidas agora

‘Não tem coisa mais triste’, diz mãe da 1ª vítima de feminicídio de MS após 10 anos

portão cai sobre cabeça e menina morre santa casa campo grande

Portão cai na cabeça de Sophie, Santa Casa dá alta e menina morre em Campo Grande

corumba

Prefeito de Corumbá deve demitir ‘imediatamente’ servidores sem concurso, diz MP

Homem confessa tentativa de matar ex a tiros e vai continuar preso

Últimas Notícias

Transparência

Prefeito de Corumbá deve demitir ‘imediatamente’ servidores sem concurso, diz MP

Do contrário, avisa Ministério Público, prefeito pode enfrentar processo por improbidade administrativa

Polícia

Polícia investiga morte de bebê de 6 meses com hematoma na cabeça em MS

Além do hematoma na região da cabeça, bebê estava com sangramento no nariz

Esportes

Festival Sub-9 já tem 22 clubes de MS confirmados e inscrições se encerram nesta segunda

Inédita no estado, a proposta quer fortalecer o futebol de base e revelar talentos de forma precoce.

Esportes

Operário é derrotado em casa pela Inter de Limeira e segue na lanterna

O alvinegro chegou a ter boas chances de gol, mas não conseguiu aproveitar.