Pular para o conteúdo
Brasil

Dilma ataca Delcídio e diz que ex-petista ‘tem a prática de mentir’

Declaração foi resposta a pedido de investigação feito ao STF
Arquivo -

Declaração foi resposta a pedido de investigação feito ao STF

A presidenta disse hoje (4) que as denúncias feitas pelo senador (sem partido-MS)  são “absolutamente levianas e sobretudo mentirosas”. “O senador Delcídio tem a prática de mentir e isso ficou claro ao longo de toda essa questão relativa à sua prisão a partir das gravações. Tenho certeza que a abertura do inquérito vai demonstrar apenas que o senador, mais uma vez, faltou com a verdade. Tenho consciência das mentiras do senador Delcídio do Amaral. Acho que a credibilidade do senador é bastante precária”, disse Dilma à imprensa, após cerimônia no Palácio do Planalto.

Dilma fez a declaração em resposta ao pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que solicitou ontem (3) ao Supremo Tribunal Federal (STF) autorização para iniciar uma investigação contra ela, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo. O procedimento tramita de forma sigilosa.

O pedido é baseado na delação premiada feita pelo senador Delcídio do Amaral. Em uma das oitivas, o senador acusou a presidenta e Lula de terem interesse em nomear, no ano passado, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Marcelo Navarro para barrar as investigações da Operação Lava Jato e libertar empreiteiros presos. Na época, Cardozo ocupava o cargo de ministro da Justiça, responsável por indicar informalmente à Presidência da República nomes de possíveis candidatos ao cargo no STJ.

“Acredito que é necessário investigar de onde surgem essas afirmações do senador e comprovar. Lamento que, mais uma vez, algo muito grave tem acontecido: foi o vazamento. O vazamento de algo que pela imprensa eu tomei conhecimento. O vazamento de algo que tudo indica estava sob sigilo, que estranhamente vaza às vésperas do julgamento [do ] no Senado. Aqueles que vazaram têm interesses escusos e inconfessáveis”, acrescentou Dilma.

A presidenta informou que vai solicitar ao advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, que peça ao STF a apuração dos vazamentos de informações. “Esses vazamentos têm uma característica. Você vaza. Depois, se se caracterizar que nada há, o dano já foi feito. O que querem com isso? Querem o dano feito. Sempre fui a favor de investigações. E quero que essa seja investigada a fundo, inclusive quero saber quem é o autor ou autores do vazamento”.

Caberá ao ministro Teori Zavascki, relator dos processos da Operação Lava Jato no Supremo, decidir sobre a abertura do pedido de investigação de Dilma, Lula e Cardozo. Ainda não há data para a tomada da decisão.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Marido é esfaqueado na cabeça por mulher no Centro-Oeste em Campo Grande

Dois anos e cinco meses depois…

Anvisa inicia monitoramento de resíduos de agrotóxicos em alimentos

Adolescente é apreendida com dois quilos de skunk em ônibus na MS-156

Notícias mais lidas agora

STF determina retirada de tornozeleira e retorno de Waldir Neves ao TCE-MS

cpi consórcio multas

Consórcio Guaicurus tem 17,6 mil multas acumuladas, diz diretor da Agetran

Corpo de mulher que desapareceu após briga com marido é encontrado em rio

Inspirado no Jubileu da Esperança, comunidade católica faz evento para jovens em Campo Grande

Últimas Notícias

Polícia

Pastor foi alvo de extorsão de grupo do ‘tribunal do crime’ preso em MS

Grupo fez chamadas de WhatsApp para extorquir vítimas

Bastidores

[ BASTIDORES ] Ex-prefeito atolado e advogado particular

Chefe do Executivo saiu das formalidades para fazer declaração amorosa

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Na Embaixada da China, o clima é de consternação com a ingerência da primeira-dama Janja em Pequim

Janja não tem cargo no Governo e falou fora do protocolo

Polícia

Jovem desaparece ao sair com homem do carro prata e caso vai parar  na delegacia em Campo Grande

Jovem desapareceu há 4 dias