Portugal é homenageado na Virada Cultural

 Foi instalada uma mostra com produtos portugueses 

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

 Foi instalada uma mostra com produtos portugueses 

Pela primeira vez desde que foi criada, a Virada Cultural incluiu na programação a homenagem a um país. No caso, o espaço foi aberto para Portugal que tem profundas raízes culturais entre os brasileiros desde o descobrimento do Brasil.

Com uma estrutura montada no Parque Ibirapuera, o Experimenta Portugal levou ao público mais do que o fado e outras expressões artísticas, características da Virada Cultural. No local, foi instalada uma mostra com produtos portugueses e outros itens. Quem foi pôde apreciar de aulas de gastronomia e degustação de vinhos e de outras bebidas tais como água e cerveja entre quitutes lusos já conhecidos e curiosidades da culinária portuguesa.

Entre os produtos, o uso culinário de uma pedra que quando aquecida é capaz de cozinhar os alimentos sem a necessidade de temperá-los com sal, porque a própria pedra salga na porção adequada. Ela Extraída da mina de salgema da região de Algarve.

Ainda, durante o evento, a companhia de energia portuguesa, EDP, montou um estande para receber inscrições de empresas que têm projetos de inovação de energia renovável. Para o cônsul de Portugal em São Paulo, Paulo Lourenço, o evento foi uma chance de apresentar a “identidade [portuguesa] que não se esgota nas referências tradicionais históricas que o Brasil tem de Portugal”.

O embaixador de Portugal no Brasil, Francisco Ribeiro Telles, classificou de “excelente” o momento atual das relações de seu país com o Brasil e que a participação na Virada Cultural ajuda a impulsionar ainda mais os negócios. “Esses eventos servem para atualizar as imagens que o Brasil tem de Portugal e também da que os portugueses têm do Brasil”, disse.

Segundo ele, o Brasil é o parceiro comercial mais importante fora da União Europeia, com uma balança comercial em torno de 2 bilhões de euros, em 2014, quando, pela primeira vez, os negócios foram mais favoráveis a Portugal. “O Brasil é o terceiro emissor de turistas em Portugal”, apontou ele, citando que além do turismo, vem sendo dinamizado outros setores o da energia e das comunicações.

Do lado do entretenimento, um dos grandes nomes da música portuguesa a se apresentar na tarde de hoje (21), foi a fadista Carminho. Ela é filha da também fadista Teresa Siqueira, considerada uma das maiores artistas contemporâneas que mistura o fado com outros gêneros musicais como o folk, jazz, música pop e rock.