Laje não foi projetada para peso extra, diz Defesa Civil sobre prédio no Rio
Explosão em prédio de São Conrado deixou pelo menos 4 feridos
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Explosão em prédio de São Conrado deixou pelo menos 4 feridos
O subsecretário da Defesa Civil, Márcio Motta, afirmou após uma avaliação no prédio atingido por uma explosão em São Conrado, na Zona Sul do Rio, na manhã desta segunda-feira (18), que a principal causa apontada para o acidente foi um vazamento de gás. Segundo Motta, o peso extra causado pelas lajes destruídas precisa ser retirado, pois o edifício não foi projeto para esta carga. As informações são do RJTV.
“A laje do décimo caiu sobre a laje do nono, estando tudo apoiado sobre a laje do oitavo andar. O trabalho agora será retirar esse sobrepeso, porque as lajes não foram projetadas para suportar todo esse peso. Os agentes da prefeitura, da Comlurb vão começar a fazer a limpeza”, disse Motta.
Vários apartamentos foram danificados e quatro pessoas ficaram feridas — uma foi encaminhada para o hospital e três atendidas no local pelos bombeiros. A vítima encaminhada ao hospital foi o alemão Markos B. Maria Muller, de 51 anos, morador do apartamento onde aconteceu a explosão, que foi encaminhado para o Hospital Miguel Couto, no Leblon.
O edifício tem 19 andares e 72 apartamentos. A área foi isolada e bombeiros dos quartéis da Gávea e de Copacabana trabalhavam no local. Pedaços de concreto, de janelas e madeiras ficaram espalhados até por edifícios vizinhos.
Segundo Motta, o prédio foi evacuado para a segurança dos moradores. Eles desceram com documentos, pertences mais importantes e animais de estimação. De acordo com a Defesa Civil, a explosão teria ocorrido no 10º andar. O síndico do edifício afirmou que as vistorias e os laudos do prédio estão em dia.
Uma base foi montada no prédio ao lado para receber os moradores do edifício atingido pela explosão. O local será usado para passar as informações dos trabalhos dos bombeiros e da Defesa Civil.
Posição da Ceg
A Ceg informou que equipes estão à disposição no local colaborando com o Corpo de Bombeiros e com a Defesa Civil. As causas do acidente estavam sendo investigadas às 13h e só poderão ser esclarecidas após as conclusões periciais. A companhia informou que o condomínio é abastecido por gás canalizado e não consta nenhum registro de solicitação de verificação do apartamento 1001.
Segundo Rogério Salomão, vice-presidente do CREA, a auto-vistoria estrutural do prédio atingido estava em dia. Já a vistoria de instalações, que incluiria as tubulações de gás, ainda não foi feita, mas aindã não há obrigação do prédio fazer o procedimento, já que ele ainda não foi regulamentado.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
- Lula ficará com dreno na cabeça e na UTI do Sírio Libanês após cirurgia de emergência
- Motociclista bêbada é presa na MS-316 e diz que estava a caminho de entrevista de emprego
Últimas Notícias
De almoxarife a zelador, Funsat oferta 2.156 vagas de emprego em Campo Grande
A lista de vagas inclui oportunidades temporárias e para PCDs
Inquérito apura medidas adotadas pela Santa Casa após denúncia de formigas em paciente
Família denunciou situação em paciente idoso com traqueostomia
Empresário tenta recurso, mas Justiça mantém bloqueio de bens por golpe de R$ 48 milhões em MS
Empresa prometia lucros exorbitantes em investimentos aos clientes
Polícia prende homem e fecha entreposto de drogas em Dourados com quase 1 tonelada de maconha
Ação foi realizada pela PRF com o apoio de agentes do SIG
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.