Governo Dilma tem 69% de reprovação, diz Ibope

Segundo pesquisa, reprovação da presidente ficou na margem de erro

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Segundo pesquisa, reprovação da presidente ficou na margem de erro

Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (30) mostra os seguintes percentuais de avaliação dos eleitores ao governo da presidente Dilma Rousseff (PT):

– Ótimo/bom: 10%

– Regular: 21%

– Ruim/péssimo: 69%

– Não sabe: 1%

Os percentuais divulgados nesta quarta mostram que a avaliação do governo Dilma ficou estável em comparação com o levantamento anterior, divulgado em julho deste ano, oscilando dentro da margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Na ocasião, o Ibope havia apontado que 9% aprovavam o governo (consideravam “ótimo” ou “bom”); 68% dos entrevistados avaliavam a administração Dilma como “ruim” ou “péssima”; e 21% consideravam a gestão “regular”.

A rejeição ao governo Dilma apontado nesta edição da pesquisa (69%) é a maior já registrada pela série histórica das pesquisas Ibope desde a redemocratização. Conforme o instituto, entretanto, o percentual de pessoas que consideram a gestão da petista “ruim ou péssimo” ficou dentro da margem de erro, em comparação com a última pesquisa.

Desta vez, o Ibope também identificou que 14% dos entrevistados aprovam a maneira de governar da presidente. Porém, demonstra a pesquisa, 82% desaprovam e 3% não souberam ou não responderam.

Ainda de acordo com o levantamento divulgado nesta quarta-feira, 20% dos entrevistados confiam em Dilma e 77% não confiam.

O levantamento divulgado nesta quarta, encomendado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), foi realizado entre os dias 18 e 21 de setembro e ouviu 2.002 pessoas em 140 municípios.

O nível de confiança da pesquisa, segundo a CNI, é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.

De acordo com os coordenadores do levantamento CNI/Ibope, a soma dos percentuais pode não igualar 100% em decorrência do arredondamento dos índices.

 

Segundo mandato

Após questionar os eleitores sobre a comparação entre o primeiro e segundo mandato de Dilma, a pesquisa afirma que 3% consideram a segunda gestão melhor; 14%, igual; e 82%, pior.

Quanto às perspectivas dos eleitores em relação ao restante do governo Dilma, 11% disseram esperar que seja “ótimo/bom”; 21%, “regular”; e 63%, “ruim/péssimo”.

 

Notícias sobre o governo

O levantamento do Ibope listou as notícias sobre o governo mais lembradas pelos entrevistados. Leia as cinco mais citadas:

– Operação Lava Jato: 13%

– Volta da CPMF: 8%

– Aumento de impostos: 7%

– Impeachment da presidente Dilma Rousseff: 7%

– Corrupção do governo (sem especificar): 4%

A pesquisa também ouviu os eleitores sobre a opinião deles por área de atuação do governo. Veja os resultados:

Combate à fome e à pobreza

Aprovam: 29%

Desaprovam: 68%

Não souberam/não responderam: 4%

Segurança pública

Aprovam: 14%

Desaprovam: 82%

Não souberam/não responderam: 4%

Taxa de juros

Aprovam:6%

Desaprovam: 89%

Não souberam/não responderam: 5%

Combate à inflação

Aprovam: 12%

Desaprovam: 83%

não souberam/não responderam: 5%

Combate ao desemprego

aprovam:14%

desaprovam: 83%

Não souberam/não responderam: 3%

Impostos

Aprovam: 7%

Desaprovam: 90%

Não souberam/não responderam: 3%

Meio Ambiente

Aprovam:25%

Desaprovam: 65%

Não souberam/não responderam: 10%

Saúde

Aprovam:13%

Desaprovam: 84%

Não souberam/não responderam: 3%

Educação

Aprovam: 23%

Desaprovam: 73%

Não souberam/não responderam: 3%

Conteúdos relacionados