Responsável exclusivamente pelas operações terrestres das Forças Armadas

Além desta função, Exército também dá apoio à fiscalização ambiental, missões de paz, assistência social e de saúde em comunidades isoladas, entre outras iniciativas.

O Exército brasileiro é uma das três Forças Armadas do País, ao lado da Marinha e da Força Aérea. As Forças Armadas são subordinadas ao Ministério da Defesa do Brasil, pasta cujo responsável submete-se diretamente ao presidente da República.

O Exército tem como missão preservar e garantir a defesa da pátria, zelar pelo cumprimento pleno da constituição e pela manutenção da lei e da ordem.

Em tempos de paz, uma das principais funções do Exército é defender as fronteiras brasileiras, garantindo a soberania nacional.

Além de coordenar ações de apoio à fiscalização ambiental, missões de paz (como a do Haiti), assistência social e de saúde em comunidades isoladas, entre outras iniciativas.

Responsável exclusivamente pelas operações terrestres das Forças Armadas, o Exército brasileiro é composto por cerca de 235 mil soldados, o maior efetivo da América do Sul.

O Exército atua por meio de unidades, subunidades e comandos, estruturas responsáveis por garantir o cumprimento das obrigações militares nas diversas regiões do País.

Devido à complexidade e ao tamanho do território nacional, o Exército brasileiro ainda possui grupos altamente especializados no combate em terrenos especiais, como a Região Amazônica, a Caatinga e áreas montanhosas.

Os diversos equipamentos e efetivos do Exército são divididos em Armas (Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações), Quadros (Material Bélico, Engenheiros Militares e Oficiais) e Serviços (Intendência, Saúde e Assistência Religiosa).

Hierarquia

No Brasil, a hierarquia militar divide-se em duas classes: a dos praças e a dos oficiais. Os primeiros são admitidos na corporação logo após passar pelo alistamento.

Entre eles, a hierarquia é a seguinte – da mais alta para a mais baixa: subtenente, 1º sargento, 2º sargento, 3º sargento, cabo e soldado.

Já para atingir o cargo de oficial, é preciso concluir algum curso de formação, em centros de preparação ou na Escola Superior de Guerra.

A categoria mais alta da classe de oficiais é a de marechal, posição ocupada apenas para os momentos de guerra.

Em tempos de paz, os postos mais altos são, pela ordem, general de Exército, general de Divisão e general de Brigada. As funções que se seguem são: coronel, tenente-coronel, major, capitão, 1º tenente, 2º tenente e aspirante-a-oficial.

As promoções no Exército dependem basicamente do tempo ocupado naquele cargo, uma pré-condição para candidatar-se a um posto mais elevado. Mas há outra opção de ascensão na carreira, que seria a promoção por merecimento.

Essa categoria abriga uma série extensa e diversa de indicadores, como cursos em escolas de aperfeiçoamento, boas colocações em índices de desempenho físico, trabalhos relevantes dentro da corporação, fluência em línguas estrangeiras e avaliação dos superiores.

Não é regra, mas o tempo médio de promoção na categoria de sargento é de oito anos; para subtenente, cinco; 2º tenente para 1º tenente, quatro.