Em sinal à Indonésia, Dilma recusa credencial de embaixador
O ato foi um claro sinal de insatisfação com o país asiático, que executou um brasileiro
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O ato foi um claro sinal de insatisfação com o país asiático, que executou um brasileiro
A presidente Dilma Rousseff decidiu não receber nesta sexta-feira (20) a credencial do embaixador da Indonésia no Brasil, Toto Riyanto. O ato foi um claro sinal de insatisfação com o país asiático, que executou um brasileiro condenado por tráfico de drogas em janeiro.
“Não (é retaliação). Achamos que é importante que haja uma evolução na situação para que a gente tenha clareza em que condições estão as relações da Indonésia com o Brasil. O que fizemos foi atrasar um pouco o recebimento de credenciais, nada mais do que isso”, explicou a presidente, em entrevista a jornalistas no fim da cerimônia.
O recebimento de credenciais de embaixadores é um ato formal feito pelo presidente da República para que os diplomatas possam representar seus países em solenidades no Brasil. Riyanto era esperado na solenidade desta sexta-feira, mas não compareceu. A mandatária recebeu credenciais de embaixadores da Venezuela, El Salvador, Panamá, Senegal e Grécia.
Na Indonésia, outro brasileiro deverá ser executado por tráfico de drogas. O paranaense Rodrigo Goulart apela por uma transferência para um hospital psiquiátrico com um diagnóstico de esquizofrenia, já que a lei local impede a execução de prisioneiros que não estejam em boas condições mentais.
Questionada sobre o recebimento do embaixador da Venezuela após a prisão do prefeito de Caracas e opositor do presidente Nicolás Maduro, Dilma respondeu que as situações são diferentes. “Não posso receber um embaixador baseado nas questões internas do país. Eu recebo os embaixadores baseado nas relações que estabelecem com o Brasil. O foco nosso é fundamentalmente essas relações e é isso que explica o fato da gente ter postergado o recebimento das credenciais da Indonésia”, disse.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
VÍDEO: Idoso é atropelado por motociclista sem CNH na Gunter Hans em Campo Grande
Este é o segundo acidente ocorrido na mesma região neste fim de semana, sendo o terceiro registrado na Capital em menos de 24 horas
Embrigado, homem pega enxada e ameaça pai e irmão no loteamento Nova Serrana, na Capital
Caso foi registrado na Depac Cepol na madrugada deste domingo (15)
Motoentregador bate em poste e Campo Grande registra segunda morte do fim de semana
Polícia suspeita que rapaz tenha sofrido mal súbito na motocicleta
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.