Eduardo Cunha quer ministros no plenário da Câmara todas as semanas

Cunha pretende viabilizar uma série de comissões gerais na Casa

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Cunha pretende viabilizar uma série de comissões gerais na Casa

O presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), anunciou hoje (10) que pretende viabilizar uma série de comissões gerais na Casa, a partir de março, às quintas-feiras, para que os 39 ministros expliquem suas agendas de trabalho e deem explicações sobre as respectivas pastas. “Vamos convidar os ministros de Estado para ter a presença de pelo menos um deles a cada semana no plenário. Vamos fazer o calendário para o ano inteiro e acertar os convites”, disse.

De acordo com Eduardo Cunha, no caso de algum ministro se recusar a comparecer pode até haver convocação dele para dar explicações. “Se eventualmente, alguém que foi convidado se recusar a comparecer, sem uma motivação de força maior, aí pode ser que o plenário decida por convocá-lo, mas o objetivo é o debate”, explicou. Cunha disse que a intenção é aprovar um convite global para elaborar um calendário de debates em plenário para o ano inteiro.

O presidente da Câmara negou que a proposta tenha motivação política. “Não tem reação nenhuma. É simplesmente para o Parlamento fazer o que ele tem que fazer, que é debater. Que os ministros possam debater os assuntos das suas pastas com o Parlamento. Normal isso”, afirmou.