A presidente Dilma anunciou hoje a substituição da representação do governo federal no CPO 

A presidente Dilma Rousseff comentou, nesta terça-feira (23), as declarações do ex-presidente Lula sobre o PT. Questionada sobre o que achava das críticas de Lula, ela falou: “Todo mundo tem o direito de criticar. Mais ainda o presidente Lula. Até porque ele é muito criticado por vocês.”

A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta terça-feira (23) a substituição da representação do governo federal no CPO (Conselho Público Olímpico). A presidência do órgão, que era assumida por Henrique Meirelles, agora ficará sob a responsabilidade de Luiza Trajano.

A decisão foi tomada em uma reunião fechada com a participação da presidenta, do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), do governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) e de  representantes de comitês envolvidos na organização da Olimpíada de 2016, no Parque Olímpico Maria Lenk, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Dilma considerou que a indicação de Trajano é de “altíssima qualidade”, sendo ela uma profissional de grande potencial. Segundo a presidente, o afastamento de Meireles aconteceu por pedido dele, em função das suas atividades profissionais. Além desta novidade, Dilma disse que reuniões sistemáticas estão sendo realizadas por este grupo de trabalho com a finalidade de garantir “a melhor olimpíada”.

O Conselho Público Olímpico é formado por representantes dos governos federal, estadual e municipal, tendo por finalidades a aprovação ou modificação do estatuto e do orçamento da APO; a aprovação da Carteira de Projetos Olímpicos; a nomeação dos membros do Conselho de Governança e do Conselho Fiscal, bem como a aprovação da Matriz de Responsabilidades.