Requerimento vai ser apresentado à Comissão de Relações Exteriores do Senado

O líder do Democratas no Senado, Ronaldo Caiado (GO), anunciou nesta sexta-feira (8) que vai ingressar com um requerimento de convite ao ex-presidente do Uruguai José Mujica para colher mais informações sobre uma suposta confissão de em que teria afirmado que sabia do esquema do .

Trecho do livro “Una oveja negra al poder” (Uma ovelha negra no poder, em tradução livre), uma biografia autorizada de Mujica, diz que Lula teria contado a Mujica, no início de 2010, numa reunião em Brasília, que tinha que “lidar com muitas coisas imorais, chantagens” e que “esta ( Mensalão ) era a única maneira de governar o Brasil”. Lula sempre negou que tinha conhecimento sobre o escândalo.

O requerimento vai ser apresentado à Comissão de Relações Exteriores do Senado. O convite se estende ao ex-vice presidente do país, Danilo Astori, que, segundo Mujica, estava na sala e também teria ouvido a confissão do petista.

“A acusação é muito séria, até porque é a própria esquerda brasileira que trata Mujica como uma espécie de mártir e coloca sua índole acima de qualquer suspeita. Se ele diz que o ex-presidente Lula, não só confirmou ter conhecimento sobre o Mensalão, como admitiu que era a sua única forma de governar o País, isso coloca em xeque toda a tese que o inocentou do esquema”, disse Caiado.