Mostra do artista mineiro apresenta mais de 90 obras no CCBB SP de 29 de janeiro a 02 de março

O Centro Cultural Banco do Brasil traz para São Paulo a exposição do renomado artista mineiro Carlos Bracher, a mostra intitulada “Bracher – Pintura & Permanência”, ocorrerá de 29 de janeiro a 02 de março de 2015. O público paulista poderá conhecer aproximadamente 90 obras do pintor, uma das mais completas retrospectivas de sua carreira, que completa 57 anos. Muitos destes trabalhos foram cedidos por 20 colecionadores no Brasil, incluindo a Coleção Gilberto Chateaubriand do Museu de Arte Moderna no Rio e Museu Mariano Procópio.

São Paulo será a segunda cidade a receber a exposição, que fica até o próximo dia 12 de janeiro no CCBB Belo Horizonte, onde já teve mais de 100 mil visitantes. Estarão na exposição os retratos, umas das marcas registradas de Bracher, incluindo autorretratos, além de paisagens; marinhas; naturezas-mortas; cenas do cotidiano e as séries “Homenagem a Van Gogh”, “Do Ouro ao Aço”, “Brasília” e outras obras que representam todas as fases da carreira do artista.

A mostra do pintor, reconhecido internacionalmente como um dos mestres da pintura brasileira, contará com uma exposição interativa, com dois ambientes: a reprodução do famoso ateliê de Ouro Preto; e o Castelinho dos Bracher, em Juiz de Fora. “Neste local passei a minha infância e juventude, é uma representação fiel, que leva os visitantes ao meu olhar, vivenciando este ambiente que me levou as artes”, comenta Bracher. Nos espaços multimídia, o visitante poderá interagir com as pinceladas intensas e a própria voz de Bracher, narrando textos de sua autoria.

Além das obras de Carlos Bracher na exposição “Bracher – Pintura & Permanência”, o público poderá acompanhar uma performance ao vivo do artista no dia 11 de fevereiro, às 19h, no CCBB SP – a entrada é franca, os interessados devem retirar as senhas uma hora antes do início da sessão.

 “A exposição já retrata muito bem o universo artístico do meu pai, trazendo réplicas do atelier e da casa onde ele cresceu e se inspirou; tocando as músicas que ele ouve enquanto pinta; mostrando os textos que ele escreve; entre outros elementos. Agora vamos coroar essa imersão com a participação ao vivo do artista em contato direto com o público, que poderá testemunhar o seu processo criativo”, destaca a filha e idealizadora da exposição, Larissa Bracher.

 A responsável pelo áudio e vídeo é a jornalista Blima Bracher, que é filha do artista e, há sete anos, se dedica à pesquisa de textos e imagens, tendo assinado já dois documentários sobre Bracher: “Âncoras aos Céus”, de 2007, e “Das Letras às Estrelas. JK: dos Sonhos ao Sonho de Brasília”, de 2014. A curadoria da mostra é assinada pelo renomado OlívioTavares de Araújoem parceria com o próprio artista.

Após a passagem por São Paulo, a exposição seguirá para o CCBB Rio de Janeiro (31/03 a 18/05), CCBB Brasília (26/05 a 29/06) e Ipatinga na galeria do Centro Cultural Usiminas (no período de julho a setembro).