Foto:Reprodução/Divulgação

 

Segundo médicos e pesquisadores, é um distúrbio mental causado pelo vício em tirar selfies e em publicá-las online, um desejo obsessivo compulsivo que tem como objetivo (inconsciente) de preencher uma lacuna na intimidade e de melhorar a própria auto-estima (melhoria essa que pode ficar seriamente comprometida quando os ‘likes’ não são tantos quanto os desejados).

De acordo com a Associação Americana de Psiquiatria, a selfitis é já uma condição mental clínica reconhecida e são três as suas formas de expressão:

Selfitis boderline – As pessoas com este tipo de selfitis são aquelas que tiram até três selfies por dia, mas que não as publicam em redes sociais;

Selfitis aguda – Tirar pelo menos três selfies por dia e publicar uma delas online;

Selfitis crónica – Tirar várias selfies num só dia, sentindo necessidade de fazê-lo e de obter o melhor ângulo, e publicar mais de seis selfies por dia online.

 

Você já ouviu falar em "selfitis crônica"? Foto:Reprodução/Divulgação

 

A ciência tem analisado este ‘novo’ distúrbio mental e notou que a necessidade de tirar selfies está associada a uma competitividade digital, à necessidade de captar atenção e à carência de auto-confiança.

As pessoas com “selfitis crônica” ganham confiança, e elevam sua auto-estima, entre outros sentimentos que classificam como positivos.

E por que tudo isso também está relacionado com a autoestima? A autoestima esta relacionada a autoimagem positiva que temos de nós.E quando não possuímos a plena convicção de quem somos,necessitamos em demasia do reconhecimento que vem do externo,ou seja de outras pessoas.

E atualmente as pessoas têm buscado esse reconhecimento externo, nas redes sociais. Contudo , a autoestima desenvolve-se no mundo real. E para que se tenha uma construção sólida , esta deve ser desenvolvida a partir do nosso interior e nas relações saudáveis que precisamos desenvolver com o mundo,com o outro e com nós mesmos.

Como não podia deixar de ser, este monstro tecnológico, não nos traz só benefícios, é também  um veículo  de uma  série de malefícios.

 

Você já ouviu falar em "selfitis crônica"? Foto:Reprodução/Divulgação