A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, anunciou nesta sexta-feira que deixará o cargo em 7 de junho, para que o Partido Conservador possa escolher um novo líder, que será responsável por concretizar o Brexit, algo que ela não conseguiu fazer. “Tentei três vezes, mas não fui capaz de fazer o Parlamento aprovar o acordo de saída da União Europeia”, afirmou em uma declaração às câmeras de televisão em frente à sua residência oficial em Londres, o número 10 de Downing Street. “Acredito que era correto perseverar, inclusive quando as possibilidades de fracassar pareciam elevadas, mas agora me parece claro que no interesse do país é melhor que um novo primeiro-ministro lidere este esforço”, acrescentou May em manifestação emocionada.

Theresa May anuncia renúncia ao cargo de primeira-ministra do Reino Unido
Fotos: Reprodução

A voz da primeira-ministra falhou quando terminou sua breve declaração proclamando seu amor por seu país, tentando mascarar a emoção que a invadiu quando ela se virou para voltar ao seu escritório. May continuará no cargo para receber o presidente dos Estados Unidos, que realizará uma visita de Estado ao Reino Unido de 3 a 5 de junho. O mandato de Theresa May, cheio de adversidades, críticas e até mesmo conspiração dentro de seu próprio partido, entrará para a história como um dos mais curtos na Grã-Bretanha desde a Segunda Guerra Mundial.

Antes de assumir o cargo, seu sucessor terá que ser eleito para o cargo de líder do Partido Conservador, e depois oficialmente nomeado chefe de Governo pela rainha Elizabeth II. O ex-ministro das Relações Exteriores Boris Johnson, líder do Brexiters, está entre os favoritos para substituí-la.

Theresa May anuncia renúncia ao cargo de primeira-ministra do Reino Unido
Foto: Reprodução