Para elaborar o Royal Salute 38, cuja nova garrafa foi apresentada neste mês, são necessários uísques que envelheceram por no mínimo 38 anos. E não se trata só de deixar envelhecer. Foi preciso, lá atrás, produzir uísques de qualidade, e garantir a manutenção deles por quase quatro décadas. E, por fim, combiná-los levando em conta o que cada um tem de melhor.

O nome completo do produto, criado em 2005, é Royal Salute 38 Stone of Destiny. O aposto é uma referência à chamada Pedra do Destino, usada nas cerimônias de entronização de reis e rainhas escoceses. Em 1296, o objeto foi transportado para a Abadia de Westminster, em Londres. Usado na coroação da Rainha Elizabeth II, encontra-se no Castelo de Edimburgo, na Escócia, desde 1996.
As primeiras garrafas de Royal Salute foram lançadas em 1953 durante a coroação de Elizabeth II. Não à toa, o Royal Salute 21 presta tributo aos 21 tiros disparados para saudar monarcas em ocasiões especiais. Por tudo isso o embaixador da marca não poderia ser um mero plebeu. Trata-se do Duque de Argyll, que pertence à linhagem dos Stuarts.

A bebida ganhou uma garrafa de porcelana artesanal feita à mão com direito a um brasão folheado a ouro de 24 quilates. A rolha também é folheada a ouro 24 quilates e alude ao punho das antigas espadas escocesas.

Trata-se de um blended uísque de cor âmbar intensa. Os aromas remetem a madeira de cedro, amêndoas e carvalho seco. Nota-se ainda uma certa picância e um aroma floral.

Royal Salute 38 ganha nova garrafa, a R$ 6.900 cada uma
Foto : Divulgação

Royal Salute 38 ganha nova garrafa, a R$ 6.900 cada uma