Jubileu de Platina de Elizabeth II, a primeira monarca a comemorar 70 anos no trono. Sob um sol radiante, o Palácio de Buckingham e seus arredores tornaram-se os cenários majestosos que receberam o tradicional e solene desfile Trooping the Color , um ato cheio de pompa e cerimônia, um dos mais espetaculares de todo o calendário da Casa Real, que este ano é produzido com algumas novidades. Isabel II não participou do desfile em carruagem e só foi vista no final, na emblemática saudação à varanda para contemplar a exibição aérea da Real Força Aérea (RAF) . A Família Real , como príncipe Charles, a duquesa da Cornualha, a princesa Anne, seu marido, o vice-almirante Tim Laurence; o duque e a duquesa de Cambridge e seus filhos, os condes de Wessex com seus filhos, os príncipes George, Charlotte e Louis; Lady Louise Windsor e Visconde Severn; Os Duques de Gloucester e o resto dos seus familiares, entre os quais os Duques de Sussex, participaram no arranque do Jubileu de Platina, o primeiro normal após dois anos de restrições sanitárias.

Os filhos do príncipe William e Kate Middleton sentaram-se juntos, do mesmo lado da carruagem, e não pararam de acenar com as mãos enquanto passavam durante o passeio . George, terceiro na linha de sucessão ao trono, está vestindo um terno escuro com gravata azul ciano. Sua irmã, em um vestido de manga curta também em azul, e o caçula da família em um lindo terno de marinheiro que seu pai usava, 37 anos depois. Os pequeninos demonstraram grande profissionalismo, postura e segurança e mostraram-se muito seguros de si olhando a multidão de um lado para o outro.

Esta é a primeira vez que os filhos do duque e da duquesa de Cambridge participam neste desfile.

Terminado o desfile, a rainha, muito feliz e com um grande sorriso, apareceu vestida de azul claro com chapéu e bengala combinando, na varanda do Palácio de Buckingham.
Mais tarde, a rainha voltou para a varanda para testemunhar o show aéreo. Ela não fez isso sozinha, o príncipe Charles esteve com ela; a Duquesa da Cornualha, o Duque e a Duquesa de Cambridge, com seus três filhos; os Condes de Wessex com seus filhos; a princesa Anne e marido, os Duques de Gloucester e os Duques de Kent, todos eles membros da Família Real com funções de representação institucional.
A monarca e sua família testemunharam por seis minutos a demonstração aérea.

Esta noite serão acesos faróis, faróis e sinais luminosos , um costume profundamente enraizado na Casa Real Britânica que celebra aniversários com fogo e especialmente os Jubileus de seus monarcas. No total, serão acesos mais de 1.500 letreiros, que serão acesos com o farol principal diante de vários membros da Família Real.

Nesta sexta-feira, o culto de ação de graças acontecerá na Catedral de São Paulo.

No sábado, acontecerá a Platinum Party com a participação de grandes estrelas e no domingo haverá um grande almoço com o Príncipe de Gales e a Duquesa da Cornualha como anfitriões. O Jubileu de Platina de Elizabeth II terminará na tarde de domingo com Ed Sheeran cantando o hino nacional do lado de fora do Palácio de Buckingham.

Fotos : Reprodução