Créditos:Divulgação

 

É só a professora Daniela Daubian entrar fantasiada na sala de aula, que a inquietação e as “conversas paralelas” dos alunos do Colégio Alicerce tem fim e assim permanecem durante toda a aula de História. Com seu jeito “diferente” de dar aula, a professora se tornou uma grande motivadora para os estudantes, que se interessam e se envolvem mais nas aulas.

Os alunos já receberam visitas da Cleópatra e da Mulher-Maravilha, além de conhecerem uma mulher de burca, uma romana e uma princesa. Para Daniela, este modelo lúdico de aprendizado é uma ferramenta encontrada para enfrentar o “ensino chato”, a desmotivação dos alunos e a frustração dos professores na prática em sala de aula, que agora enfrentam um novo desafio diante das tecnologias.

Para abordar o período do Egito Antigo, a professora apareceu vestida de Cleópatra e causou o maior alvoroço na sala de aula. “Perguntei do que eu estava vestida e eles responderam ‘egípcia’. Questionei como eles sabiam, e logo apontaram que era por causa dos filmes. Então respondi ‘mas e se eu te contar que não foi assim?’ E dou inicio no conteúdo”. O fato de se caracterizar trabalha a cognição e o visual nos estudantes, que memorizam o conteúdo mais facilmente.

 

Professora de História se fantasia e motiva alunos a estudar Créditos:Divulgação

 

As tradicionais aulas com lousas e longas explicações, em que alunos ficam enfileirados olhando o professor foi um método pedagógico que funcionou por décadas, mas diante das tecnologias atuais, pedem por reinvenção. Os livros começaram a ser digitalizados e aulas online acrescentadas. O professor e o ensino precisam acompanhar as tendências e fazer das tecnologias aliados, até mesmo para inclusão de alunos especiais.

“Hoje eles tem livros digitais, tarefas digitais e fora minha aula, eles tem acesso a outras aulas online que o próprio sistema dá pra eles. Como é hoje ser professora? Eu não me nego a trabalhar com isso, pelo contrário, acho que é uma ferramenta. Tem professores que ainda acham que o celular é uma distração, mas às vezes ele é um aliado e você tem que saber como tratar”, explica.

Taí uma fantasia que retrata a realidade. Professores dedicados são os verdadeiros super heróis.

 

Professora de História se fantasia e motiva alunos a estudar Créditos:Divulgação

Professora de História se fantasia e motiva alunos a estudar Créditos:Divulgação