Rolex Awards for Enterprise, é a premiação da marca suíça Rolex para incentivar o pioneirismo de homens e mulheres que contribuem para o bem-estar da humanidade, e protegem o nosso patrimônio natural, acontece a cada dois anos. Centenas de projetos novos ou em andamento são avaliados.

Prêmio Rolex de Empreendedorismo 2019
Foto:Reprodução

Os finalistas apresentaram seus projetos em Washington, D.C., durante o National Geographic Explorers Festival, cujos participantes tiveram a oportunidade de votar. O júri leva em conta a votação do público e escolhe os cinco Laureados desta edição, cujos nomes serão revelados no dia 14 de junho. A votação para a seleção dos vencedores está aberta no site.

Entre os 10 finalistas, o brasileiro João Campos Silva foi selecionado por seus projetos para salvar o arapaima, maior peixe de escamas de água doce do planeta, que habita a região amazônica e caminha para a extinção da espécie. O ecologista especializado em ictiologia trabalha em estreita colaboração com associações locais e dirigentes do setor pesqueiro e atua para garantir os meios de subsistência, a alimentação e a cultura das comunidades nativas, que dependem dos rios da região para sobreviver. Com ele concorrem outros finalistas, no total originários de nove países. 5 serão premiados. Cada um receberá 200.000 francos suíços, a fim de dar continuidade a seus projetos. Todos receberão também um relógio Rolex, além de divulgação internacional para os projetos que estão desenvolvendo.

Prêmio Rolex de Empreendedorismo 2019
Foto:Reprodução
Prêmio Rolex de Empreendedorismo 2019
Foto:Reprodução