A estatueta do Oscar é um dos mais cobiçados objetos do mundo artístico e já foi entregue mais de 3 mil vezes desde 1929, quando foi criado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.

Você sabe por que a honraria ganhou esse apelido? ‘’Oscar” é o apelido da condecoração e existem 3 principais teorias sobre a história.

De acordo com algumas lendas contadas, o prêmio da Academia recebeu esse nome depois de Margaret Herrick, diretora executiva da instituição na década de 30, ver a estatueta e dizer para colegas que ela era parecida com o seu tio Oscar. Uma segunda história é de que Bette Davis afirmou que a preciosa estatueta lembrava o músico Harmon Oscar Nelson Jr.,seu primeiro marido. Ainda existe uma terceira história, que afirma que batismo foi feito pelo colunista Sidney Skolsky, o primeiro a usar o termo na imprensa, em 1934.

Feita de bronze e banhada a ouro 24 quilates, a estatueta tem 33 cm, e apesar do apelido Oscar seu nome oficial é: Prêmio de Mérito da Academia. O design foi feito em 1928 por Cedric Gibbons, ex-diretor de arte da MGM e retrata um cavaleiro segurando uma espada em cima de um rolo de filme. Existem 5 raios diferentes saindo do rolo de filme, eles representam as cinco categorias originais da Academia: diretores, produtores, técnicos, roteiristas e atores.

Foto : Reprodução