Créditos: Reprodução/Enjoy Utah

 

Após a morte de Matthew Robison, que era cadeirante, seu pai fez uma escultura sobre o seu túmulo com os dizeres: “Livre de suas cargas na terra”.

Devido à falta de oxigênio e complicações no parto, Matthew nasceu com deficiências graves. Ele era quase cego, não andava e pronunciava poucas palavras. Ainda assim, ele desafiou as probabilidades, que teria apenas algumas horas de vida, e viveu por quase 11 anos. Morreu em 1999.

A escultura retrata Matthew saindo de sua cadeira de rodas, curado de seus fardos terrestres, enquanto se move em direção ao céu. Nos anos que se seguiram à sua conclusão, a sepultura tornou-se uma fonte de inspiração para pessoas lutando contra deficiências.

Desde 1993, a família criou a Ability Foundation, auxiliando muitas pessoas com deficiência que não podem pagar pelos equipamentos. A fundação tem ajudado os necessitados na obtenção de itens para o controle de suas vidas.

As réplicas do memorial de Matthew, assim como outras recordações, estão disponíveis no site da fundação.

 

Pai cria memorial emocionante para seu filho em cemitério  Créditos: Reprodução/Ability Foundation.

Uma imagem poética. Impossível não se emocionar. Uma pessoa privada da liberdade, dos movimentos livres, sabe que essa escultura é um poema de amor.