A escritora holandesa Hagar Peeters descobriu a história de Malva Marina Trinidad Reyes Basoalto, uma menina que morreu aos 8 anos, e decidiu escrever um romance para revelar sua existência. “Malva” , saiu na Espanha, em fevereiro deste ano, e atraiu a atenção da imprensa. Porque é o registro da história da filha que Pablo Neruda abandonou e com a qual não quis nenhum contato. Não há previsão de lançamento do livro no Brasil.

Pablo Neruda abandonou a filha porque tinha hidrocefalia.
Foto:Reprodução/Divulgação

O livro conta a história da menina Malva Marina, que, com hidrocefalia, passou fome na Holanda e morreu criança. A história de Malva Marina ficou “escondida” durante 84 anos. Havia anotações, aqui e ali, mas nada tão forte quanto o livro de Hagar Peeters. A escritora assinala que Pablo Neruda, além de ocultar a história, rejeitou Malva Marina, porque ela tinha hidrocefalia.

A bela Maria Hagenaar Vogelzang (Maruca) e Pablo Neruda se casaram em Java. Foi sua primeira mulher. Engravidou em seguida. Esperava-se que o nascimento de Malva Marina unisse mais o casal, que se amava. Porém a menina “nasceu com uma cabeça desproporcional, fruto de uma hidrocefalia que anunciava uma morte prematura, irremediável”.

Pablo Neruda abandonou a filha porque tinha hidrocefalia.
Foto:Reprodução/Divulgação

Inicialmente, Pablo Neruda parecia não ter consciência da “gravidade da enfermidade de sua filha”. Posteriormente Maria Hagenaar Vogelzang, a Maruca, foi abandonada à míngua pelo poeta. Ele dizia que a menina não dormia e era incômoda.

Pablo Neruda deixa Maruca e Malva quase sem dinheiro em Montecarlo, para onde havia fugido da Guerra Civil Espanhola. Maruca cruza toda a França com sua filha enferma, até chegar a Holanda, onde se instala na cidade de Gouda. Mãe e filha passam fome. Maruca vive em pensões e trabalha no que encontra. Sua menina fica aos cuidados de uma família cristã. Suplica a Neruda que lhe mande dinheiro para poder dar comida à filha, relata o jornalista de “El Mundo”. “Gastei meu último centavo enviando a carta”, lamenta Maruca.

Pablo Neruda abandonou a filha porque tinha hidrocefalia.
Foto:Reprodução/Divulgação

Até tu Neruda?

A filha esquecida de Pablo Neruda morreu em 2 de março de 1943, em Gouda, onde está enterrada. Maruca avisou o poeta, por intermédio do consulado do Chile em Haya, sobre a morte da criança, mas o homem que cantou o amor de maneira tão linda e delicada “respondeu-lhe” com o silêncio. Na prática, tudo indica, a teoria é outra.

Pablo Neruda abandonou a filha porque tinha hidrocefalia.
Foto:Reprodução/Divulgação