Já imaginou um parque de diversões no qual todas as atrações fossem adaptadas para crianças com autismo e todos os monitores e funcionários treinados? Ele já existe! ?

Conheça o primeiro parque de diversões do mundo acessível e inclusivo a crianças com autismo.

O primeiro parque de diversões acessível e inclusivo a crianças com autismo.
Foto: Reprodução/ Sesame Place

No dia 28 de abril deste ano foi inaugurado nos Estados Unidos o primeiro parque de diversões do mundo para receber crianças com autismo. O Sesame Place foi inspirado no programa infantil Vila Sésamo e fica em Langhorne, Pensilvânia.

O parque faz parte do International Board of Credentialing and Continuing Education Standard (Comitê Internacional de Padrões de Educação), o qual concedeu o selo de Certified Autism Center (Centro de Autismo Certificado) – que é um certificado de inclusão – para as 25 atrações do local. Todos os funcionários foram treinados para trabalhar e conviver com pessoas com necessidades específicas.
No site do Sesame Place há um guia sensorial, no qual pode ser verificado quais sentidos (visão, audição, tato, olfato e paladar) são estimulados em cada uma das atrações, para facilitar na escolha dos brinquedos quando for realizada uma visita.

O parque criou ainda espaços para que as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) se sintam confortáveis. Foram construídos quartos silenciosos para que as crianças possam descansar entre uma atração e outra e também são distribuídos fones de ouvido que bloqueiam ruídos.

O primeiro parque de diversões acessível e inclusivo a crianças com autismo.
Foto: Reprodução/ Sesame Place