O incêndio da catedral de Notre-Dame de Paris, jóia da arte gótica e emblema da capital francesa, foi dominado na manhã de terça-feira pelos bombeiros, que conseguiram salvar a estrutura do prédio. O drama levantou uma onda de emoção em todo o mundo.

Notre-Dame de Paris após o incêndio
Foto:Reprodução/Divulgação

Um primeiro alarme de incêndio é dado às 18:20. Mas um procedimento para a remoção de dúvidas não detectou nenhum incêndio. Nesse meio tempo, a igreja onde uma missa começou pouco antes foi evacuada. Um segundo alerta às 6:43 desta vez mostrou um incêndio no nível do quadro. As chamas rapidamente devoraram essa “floresta”, apelidada assim por causa do emaranhamento de vigas de carvalho, cada uma esculpida em uma árvore diferente. A torre e uma grande parte do teto da catedral desmoronaram sob a picada das chamas, tomando parte da abóbada em sua queda. A propagação do fogo é finalmente interrompida ao nível do norte do campanário, cuja queda poderia deixar o medo pior.

Notre-Dame de Paris após o incêndio
(Photo by PHILIPPE WOJAZER / POOL / AFP)
Notre-Dame de Paris após o incêndio
Foto:Reprodução/Divulgação

Grandes recursos foram imediatamente implantados pela brigada de incêndio de Paris. Quatrocentos bombeiros com 18 mangueiras de incêndio, alguns empoleirado em braços mecânicos a dezenas de metros de altura, têm lutado para definir assim que o fogo, descrito como “difícil” . A água era bombeada diretamente do Sena, usando dois barcos conectados a enormes tubos. Um helicóptero e um drone voaram sobre a área. Ao nascer do sol, cem bombeiros com oito lanças de água ainda estavam regando os andaimes. O fogo inteiro está desligado, anunciado pouco antes das 10 horas da manhã, o porta-voz dos bombeiros, Gabriel Plus. Um bombeiro e dois policiais ficaram levemente feridos.

Notre-Dame de Paris após o incêndio
Foto:Reprodução/Divulgação

O promotor de Paris abriu uma investigação sob o título de “destruição involuntária pelo fogo”. Foi confiada à Direcção Regional da Polícia Judiciária, que mobilizou cerca de 50 investigadores sobre este dossier. A pista acidental é preferida nesta fase.

A armação, o telhado e o pináculo foram reduzidos a cinzas. A estrutura é boa apesar das vulnerabilidades no edifício, especialmente ao nível da abóbada e da empena do transepto norte. as grandes rosetas aparentemente não sofreram danos catastróficos. O Bourdon, de 300 anos e pesando 13 toneladas, assim como os outros sinos, renovados em 2013, também o som. A Santa Coroa e dezesseis estátuas de cobre, que haviam sido removidas da torre para serem restauradas, também escaparam do desastre. Algumas das obras foram extraídas a tempo. Algumas pinturas grandes, não transportáveis, terão que ser transportadas para o Louvre para restauração.Segundo nossas informações , o estado do grande órgão alimenta imensas preocupações. O pequeno órgão, que estava sob a flecha, também foi danificado.

Notre-Dame de Paris após o incêndio
Foto:Reprodução/Divulgação

“Esta catedral vamos reconstruir”, prometeu Emmanuel Macron. O trabalho de reconstrução levará “meses, talvez anos” e custará “centenas de milhões de euros”, disse o ministro da Cultura, Franck Riester. Uma reunião de ministros foi marcada para o final da manhã para preparar um plano de reconstrução. Uma assinatura nacional também será lançada. A família do bilionário François Pinault vai desbloquear 100 milhões de euros. O grupo LVMH, o outro gigante do luxo francês, doou 200 milhões de euros. Um envelope de 10 milhões será desbloqueado nos próximos dias pela região de Île-de-France. A prefeitura de Paris, por sua vez, liberou 50 milhões de euros.

Notre-Dame de Paris após o incêndio
Foto:Reprodução/Divulgação