Um raro vaso Yangcai do século XVIII foi encontrado em um sótão parisiense por uma família francesa. Trazido pela Sotheby’s em uma caixa de sapatos por proprietários desavisados, o artefato raro e precioso será leiloado em 12 de junho, com uma estimativa que varia entre 500 e 700 mil euros.

O especialista em arte oriental da Sotheby’s, Olivier Valmier, ao examinar o vaso, ficou imediatamente impressionado com sua excepcional qualidade. Pesquisas subseqüentes confirmaram que é um exemplo único, produzido pelos artesãos mais refinados da época do imperador Qianlong.

O único vaso com esta forma e um design semelhante está atualmente na coleção do Musée Guimet em Paris.
O vaso é produzido pela oficina de Jingdezhen para a corte do imperador Qianlong (1735-1796). Porcelana conhecida em inglês como “Famille Rose” (também conhecida como porcelana Yangcai) é extremamente rara no mercado, a maioria desses espécimes está no Museu do Palácio Nacional em Taipei ou em outros museus do mundo. Uma porcelana “Famille Rose” foi vendida em abril na Sotheby’s Hong Kong por US $ 30,4 milhões.

O vaso, que será vendido pela Sotheby’s em Paris, é decorado com uma magnífica paisagem com veados, gamos, guindastes e pinheiros, todos símbolos de boa sorte, saúde e longevidade. O gamo é um símbolo de felicidade, prosperidade e longevidade, guindastes personificam a velhice, enfim, a imortalidade é representada pelos lingzhi, cogumelos que crescem nas ilhas onde os deuses viviam.