Kitchin é um dos restaurantes mais requisitados de São Paulo. E a fórmula desse luxuoso japonês deu tão certo que se tornou um grupo de cinco marcas e que, ainda neste ano, chegará ao Shopping Leblon, no Rio de Janeiro. O que os clientes talvez não imaginem é que, por trás dessa empreitada está Gabriel Abrão, um jovem de 27 anos que empreendeu logo após a faculdade, e é neto de Abílio Diniz.

De lá para cá, o negócio só cresceu: deu origem ao Su, no Shopping Pátio Higienópolis, inaugurado em 2019 como marca de expansão do recém-criado Grupo Attivo. Mas o principal desafio veio oito meses depois, quando começou a pandemia no país. “Por um lado, aquele momento serviu para a gente se estruturar. Criamos uma dark kitchen para conseguir atender todos os pedidos, porque já não dava para suprir o delivery com os restaurantes, e criamos uma plataforma própria”.

Para ter ideia da importância das entregas para o Grupo Attivo, mesmo agora, meses depois do fim do lockdown, essa frente representa 20% do faturamento. “Foi praticamente um business novo que começou por conta da pandemia, mas que veio para ficar”, afirma o empresário. Prova disso é que, no começo deste ano, foi inaugurada a segunda dark kitchen no bairro da Barra Funda para atender pedidos da zona oeste de São Paulo, que funciona tanto para o Kitchin como para o Su.

E, nos últimos dois anos, ainda surgiram novas marcas: o Aima foi criado em 2020 como alternativa ainda mais luxuosa no Shopping Iguatemi; enquanto 2022 confirmou a expansão para outros tipos de empreendimento, com o piano bar Gioia, no bairro paulistano dos Jardins, e o italiano La Serena no JK Iguatemi. Mais que isso, Gabriel Abrão prepara a inauguração do primeiro negócio fora de São Paulo para os próximos meses, com o novo Kitchin do Shopping Leblon, no Rio de Janeiro.

O jovem prepara a inauguração de um novo restaurante nos Estados Unidos para 2023, e pela primeira vez, com a participação de investidores externos. Essa nova unidade terá marca própria e será inaugurada na cidade de Coral Gables, na Flórida.
E, ainda que falte praticamente um ano até abrir as portas, o plano já está definido: esse deverá ser o início de uma expansão para mais cinco unidades.

Grupo Attivo Divulgação