A capixaba Maria Clara Ribeiro Maciel de Carvalho, quando nasceu, o médico disse aos seus pais as limitações que teria, chegando a eliminar qualquer possibilidade de ter uma vida normal. Também foi dito que ela teria muita dificuldade para aprender qualquer coisa e, pior, que nunca aprenderia nem o básico. Mas, sempre foi incentivada pelos pais a superar todos os desafios que aparecessem, nunca a excluíram de nada, frequentou todos os lugares e também a escola como uma criança normal, só estudou em escolas regulares.

Hoje, casada, é chef de cozinha, atriz de teatro, faz shows de dança de salão, comerciais de televisão, ministra palestras motivacionais e está escrevendo um livro sobre sua vida. Tem uma autoestima altíssima, quem a conhece sabe. Nada a abala. Não suporta tristeza, nem tem vocação para isso. Gosta de sair à noite, ir à boate, barzinhos, shopping, cinema. Gosta de jantar fora, viajar e ama fazer amigos. Tem paixão por leitura e é fã número um da Malala, cujo livro leu diversas vezes, porque se identificar com a história dela pela luta por seus direitos.

Pretender ser mãe e já está se planejando para isso. Mas é muito consciente e, desde já, vai a médicos e especialistas para saber quais são as sua reais condições. Afirma que, só não tem jeito mesmo pra morte. Todo o resto podemos produzir e realizar, ainda mais se tratando de sonhos, algo muito sagrado para ela.

Maria Clara , " Sonhar e realizar ".
Foto:Reprodução/Instagram

“Minha próxima conquista (e esta está muito perto de ser abraçada por mim) vai ser tirar a minha carteira de motorista. Sempre tive paixão por dirigir! Pegar a estrada, cabelos ao vento, aquela sensação de liberdade indescritível! Essa é a minha vibe! Estou focadíssima, treinando todos os dias, estudando o livro com as informações teóricas e as regras de trânsito, além de já ter feito todos os simulados que estão disponíveis no site do Detran e também as aulas práticas. Já estou ficando fera e, muito em breve, farei os exames médicos e psicológicos para ter em mãos a tão desejada carteira de motorista. Estou muito confiante e determinada a ser a primeira pessoa com síndrome de down no Brasil a ter uma habilitação. Eu já até escolhi a cor e o modelo do carro que vou comprar. Vou curtir cada segundo pegando a estrada com o meu amor. Sabe, dá um orgulho danado olhar para trás e ver tudo que venho conquistando até aqui. Cada degrau que vou subindo…”

Maria Clara , " Sonhar e realizar ".
Foto:Reprodução/Instagram