O iate Axioma, que pertencia ao sancionado Dmitry Pumpyansky, foi colocado à venda após o JPMorgan cobrar empréstimo de 20,5 milhões de euros (104 milhões de reais) atrelado à embarcação. O palácio flutuante foi apreendido em março pelas autoridades do território britânico na entrada do Mar Mediterrâneo.

Com cinco decks e 72 metros de comprimento, o iate tem piscina infinita, elevador cinema 3D, academia, spa com jacuzzi, jets Sea-Doo, equipamentos para mergulho e até um escorregador inflável na lateral. Também há seis cabines, suficientes para 12 passageiros, enquanto a tripulação é de até 20 profissionais.

É o primeiro superiate a ser leiloado publicamente desde que a invasão da Ucrânia pela Rússia pressionou as autoridades a confiscar navios de luxo em portos ao redor do mundo. O valor das propostas e os detalhes do licitante são confidenciais, disse o órgão responsável.

Antes de ser vendida ao bilionário russo, o iate era oferecido para serviço de charter a 549 mil euros por semana (equivalente a 2,78 milhões de reais), fora as despesas adicionais.

Fotos : Reprodução / Getty Images