O estado do Amapá enfrenta um apagão de grandes proporções no fornecimento de energia elétrica desde terça-feira (03), que atinge 13 dos 16 municípios do estado e 89% de sua população.

A falta de eletricidade afetou o abastecimento de água, os sistemas de telefonia fixa e móvel, o acesso à internet e o funcionamento dos postos de gasolina. Há longas filas para obter água e para comprar gelo e combustível nos estabelecimentos que contam com geradores. Caixas eletrônicos e máquinas de cartão não funcionam e, nos hospitais, o fornecimento é
garantido por geradores a diesel.

O problema começou com um incêndio na principal subestação de energia do estado, durante uma forte chuva com raios. As chamas destruíram um dos transformadores do local e atingiram um segundo transformador que ficava próximo. Um terceiro transformador não funciona desde 2019.

O governo federal criou um gabinete de crise para buscar soluções para restabelecer a rede elétrica no estado, e depois de 5 dias do apagão o fornecimento de eletricidade está sendo feito de forma escalonada.

Há quatro dias sem luz, Amapá tem filas para água e combustível
Foto : Reprodução
Há quatro dias sem luz, Amapá tem filas para água e combustível
Foto : Reprodução