O tempo mudou, os resfriados chegaram e lá vem ela: a tosse… que tira o sono, irrita e não vai embora por nada ! O que fazer?

Primeiro de tudo: calma e paciência… sim, muuuuita paciência! Precisamos lembrar que a tosse é um reflexo de proteção e por isso é um dos últimos sintomas a ir embora!

O que fazer para ajudar?! O segredo está no bom e velho soro fisiológico! A principal forma de uso é através da lavagem nasal, que deve ser feita várias vezes ao dia, em todas as idades… é ela que vai ajudar a tirar a secreção que fica gotejando na nasofaringe e dando a tosse!

Foto : Reprodução

A nebulização (como esta sendo feito na foto) também pode ajudar…. sempre com o soro levemente aquecido, uma vez que o soro gelado pode irritar ainda mais a via aérea .

E os xaropes? Cuidado! Principalmente nos bebês, os xaropes podem trazer uma série de efeitos colaterais, além de atrapalharem na expectoração da secreção! Para as crianças maiorzinhas, aquele mel com limão da vovó pode trazer um alívio .

Apesar da paciência, atenção nos casos persistentes (mais de 10 dias) ou quando associados à febre que não cessa, cansaço, dificuldade respiratória, é muito importante a avaliação médica, para que o diagnóstico e tratamento correto sejam instituídos!

O Le Blog Maria Antonia agradece a participação da Dra. Ana Clara Ferrão.

A otorrinolaringologista atende seus pacientes na
Av dos Estados, 325, Campo Grande- MS. Contato:
(67) 98128-1510

Instagram: dra.anaclaraferrao

Foto : Reprodução