A organização mundial da saúde declarou pandemia de coronavírus dia 11 de março, isso quer dizer o vírus já está disseminado pelo mundo.

No Brasil já começou os primeiros relatos de transmissão local do coronavírus, isto é de pessoas que não viajaram para o exterior e a transmissão ocorreu dentro do Brasil.
Segundo o Ministério da Saúde são 150 casos confirmados, porém a realidade deve ser muito maior.

A taxa de mortalidade do COVID-19 é 20x maior que a da gripe comum, sendo ela de 2% e a taxa de transmissão é de que 3:1, uma pessoa contaminada transmite para 3 pessoas.

Dr Caio Rondon fala para o Le Blog Maria Antonia sobre o Coronavírus.
Foto : Divulgação

Estudos já demonstram que grande parte da população vai ser infectada pelo CODVID-19 , 80% dos casos iram apresentar quadros leves como uma gripe porém em grupos de risco como idosos, pessoas com problemas cardiopulmonares prévios e imunodeprimidos podem evoluir para um quadro grave e até a óbito.

Provavelmente teremos um aumento das infecções no Brasil exponencialmente devido ao fim do verão e com temperaturas mais baixas.

Dr Caio Rondon fala para o Le Blog Maria Antonia sobre o Coronavírus.
Foto : Divulgação

Como alguém pega o Corona Vírus?

Quando alguém entra em contato com gotículas de saliva ou secreções de pessoas com o vírus. É importante citar que pessoa pode levar até quatorze dias para apresentar as manifestações da doença.
O contágio também pode ser através de objetos contaminados por essas secreções. Mas, calma! O vírus só sobrevive 24h nos objetos, depois disso ele morre. A melhor maneira de desinfetar os objetos é lavando bem com água e sabão

Quais são os sintomas?
A doença pode prejudicar o trato respiratório superior (rinorreia, dor de garganta) até grave acometimento pulmonar, nesses casos, com potencial letal. Nos casos com acometimento do trato respiratório inferior, as manifestações geralmente são:
– Febre alta de início súbito
– Tosse seca
Em até 30% dos casos, falta de ar.
Podem estar presentes dor no corpo, mal-estar e confusão mental.

As orientações são evitar:
Evitar beijos, abraço e aperto de mão
Visita aos idosos podem esperar
Lavar sempre as mãos com álcool 70% ou sabonete e deixar por 60 segundos.
Cubra o rosto se tossir.
Evitar aglomerações.

A vacina para o CODVID-19 pode demorar até 1 ano para ser desenvolvida e aplicada então, provavelmente vamos mudar definitivamente nossos hábitos e maneiras no dia-a-dia.

O Le Blog Maria Antonia agradece a participação de Dr. Caio Rondon.

Para agendar uma consulta! (67) 996550020 / @dr.caiorondon .

Dr Caio Rondon fala para o Le Blog Maria Antonia sobre o Coronavírus.
Foto : Divulgação