Médicos exaustos. 1000 pacientes estão em respiração artificial. O governo chamou 20.000 médicos aposentados para ajudar. O socorro vem da China, enviou mil respiradores artificiais e 2 milhões de máscaras.

França e Alemanha informaram não ter condições de ajudar, porque precisam atender sua população. Na Itália, chegam aos hospitais muitas pessoas na faixa de 40/45 anos em péssimo estado. Uma médica faz um apelo na TV : “Estamos no máximo de nossas capacidade física e mental. Ajudem-nos !”

Sabemos que a Itália enfrenta com dificuldade efeito da crise econômica. Pois bem, mesmo assim a Itália suspendeu a cobrança dos financiamentos de casa própria e autorizou um dos pais a não ir ao trabalho pra ficar com com os filhos. Esse é o tamanho da encrenca. Mas aqui ainda estamos em negação. O Brasil tem +- 12 milhões de idosos (70+). Se 10% deles forem infectados e 2% desses 10% precisarem de cuidados médicos intensivos, são 24 mil pessoas. Temos 16 mil leitos de UTI no país, 95% deles estão ocupados. As pessoas no Brasil, não estão percebendo a dimensão do problema, por mais otimistas que sejamos, ainda sim é devastador o que o vírus vai causar no sistema de saúde. A letalidade do covid-19 é alta nos mais velhos mas não são só eles que precisam de ventilação mecânica. De acordo com um epidemiologista francês, 20% dos infectados terão sintomas mais sérios e entre eles, entre 5-8% precisarão de um leito.

CORONAVIRUS - Itália pede socorro.
Foto : Reprodução