A empresa de entretenimento e fábrica de brinquedos Mattel através da boneca mais famosa do mundo deu um grande passo em direção à inclusão e diversidade de diferentes grupos sociais e minorias com a criação de Barbies com diferentes tons de pele, acne, excesso de peso e mesmo com várias condições físicas, tais como surdez ou vitiligo.

Como sinal de ser uma empresa inclusiva em que todas as pessoas têm as mesmas oportunidades e direitos, a Mattel continua a surpreender com novas edições de bonecas. Desta vez não foi exceção e anunciou que iria lançar uma Barbie com síndrome de Down.

Com o objetivo de celebrar a diversidade, a Mattel lançou a boneca que simula as características das pessoas com cromossomas extra através da sua loja online oficial.

Nas primeiras imagens da Barbie, que só estará disponível por um tempo limitado em 2023, pode-se ver que o rosto da boneca é diferente do resto, pois tenta simular as características das pessoas com síndrome de Down, bem como usar aparelho ortopédico de tornozelo para dar apoio ao caminhar.

Barbie, que fará parte da linha “Fashionistas”, usa um vestido colorido em tons de amarelo e azul,representando a trissomia 21 como um símbolo de visibilidade. Ela também tem um colar especial, pois as suas três setas representam o terceiro cromossoma 21 que as pessoas com síndrome de Down têm.

Crédito – Mattel