O cólon ou intestino grosso é uma parte vital do trato digestivo que necessita de exames periódicos em adultos mais velhos. A colonoscopia é um procedimento que é realizado para detectar qualquer anormalidade no cólon, como câncer colorretal ou pólipos que podem evoluir para câncer. Antes de uma pessoa fazer uma colonoscopia, ela precisa seguir uma dieta restrita para que o cólon esteja vazio. Também não é recomendado comer nada nas primeiras horas após uma colonoscopia, e as pessoas também devem seguir as instruções do médico sobre o que podem comer nos próximos dias. Para facilitar o funcionamento do aparelho digestivo e ajudar a evitar a irritação do sistema digestivo, os médicos recomendam que as pessoas comam alimentos macios e fáceis de digerir após uma colonoscopia.

Uma prioridade após uma colonoscopia é reidratar. As pessoas podem fazer isso bebendo água ou outras bebidas e comendo alimentos à base de líquido, como sopa ou molho de maçã. Para ajudar a restaurar os eletrólitos, as pessoas podem preferir tomar uma bebida esportiva. Picolés contêm bastante açúcar e líquido. Ambos são importantes após uma colonoscopia para ajudar a aumentar os níveis de energia. Biscoitos salgados são fáceis de digerir. Manteigas de nozes são geralmente fáceis de digerir. Purê de batata é um alimento mole que é uma boa opção alimentar após uma colonoscopia.

O peixe branco é tipicamente macio, o que o torna uma boa escolha após uma colonoscopia. É melhor evitar o peixe ósseo ou gordo. Frango e outras sopas suaves são uma boa escolha. As pessoas devem evitar sopas picantes ou sopas contendo cevada. Gelatina e pudim são alimentos recomendados após uma colonoscopia. Ovos mexidos são macios, além de ser uma boa fonte de proteína. As pessoas devem evitar adicionar leite, pimenta ou queijo aos ovos para evitar irritar o trato digestivo. Legumes bem cozidos, assados ??Ou salteados, cozidos até ficarem macios, são uma boa escolha após uma colonoscopia.

Fonte – Estadão Conteúdo