Obra de Cândido Portinari. Foto:Reprodução/Instagram

 

 

Morreu aos 88 anos, Carmem Mayrink Veiga, a Papisa da elegância brasileira.

Para Carmen, o cabelo comprido e volumoso era a moldura do rosto de uma mulher – e sua marca registrada. Dona de um refinamento e bom gosto ímpares, foi uma das grandes damas do país.

A socialite era presença certa nos jantares e festas mais disputados do jet set internacional, bem como nos desfiles de alta-costura de Paris. Uma das primeiras compradoras de alta-costura do Brasil, tinha entre suas maisons favoritas Yves Saint Laurent e Givenchy. Era cliente, musa e amiga pessoal de muitos estilistas nacionais e internacionais.

Foi retratada por artistas renomados como Cândido Portinari, Di Cavalcanti e Andy Warhol, além de ter sido fotografada por nomes como Francesco Scavullo, Richard Avedon e Mario Testino. Suas festas, viagens e estilo de vida fizeram parte do imaginário de gerações.

 

Além de ícone da elegância ,Carmen Mayrink Veiga era musa – virou até quadro de Cândido Portinari! Foto:Reprodução/Divulgação. 

 O quadro, confeccionado em 1961, levou seis meses para ficar pronto. “Posei umas seis vezes. Na época ele estava doente, tanto que foi seu último trabalho”, conta Carmen. “Eu conhecia Portinari desde garota. Ele era teimoso, escolhia a roupa, maquiagem, tudo, mas apreciei o resultado”, disse a socialite.  

 

No início dos anos 90, a família de Carmem perdeu a fortuna e ela passou a dar aulas de etiqueta e moda. Em 1997, escreveu o livro “ABC de Carmen”, sobre etiqueta e estilo pessoal.

Os gatos e a causa pelos direitos dos cadeirantes faziam de Carmen uma mulher também engajada em causas sociais, além de ser um ícone em elegância. Ela sempre incentivou a castração e adoção de vira-latas, assim criou a raça “gato brasileiro tigrado pêlo curto” para os gatos que antes não possuíam uma raça definida. A causa que mais apoiou nos últimos anos foi pelos direitos dos cadeirantes, devido a doença que a tornou cadeirante.

A socialite representava um Brasil que não existe mais: o dos ricos de berço e naturalmente chiques.

Goodbye Lady.