Antigamente criavam o verdadeiro efeito de cílios postiços. Atualmente, a impressão que tenho é que os resultados prometidos não acompanham o aumento dos preços…
Uso agora o Monsieur Big, Lancôme. Excelente.

A História da Máscara de Cílios
Foto:Reprodução
A História da Máscara de Cílios
Foto:Reprodução

Os primeiros registros da máscara de cílios foram feitos no Antigo Egito, mas é claro que eles não utilizavam nada parecido com o rímel moderno. Inicialmente eles utilizavam uma mistura de pós e graxa preta.

A História da Máscara de Cílios
Foto:Reprodução

Para aumentar seu poder de sedução, as mulheres acrescentavam um mineral a esta mistura, o que fazia com que seus cílios ficassem mais alongados.

Já na Roma Antiga, quem tivesse uma vida sexual muito ativa escurecia os cílios e sobrancelhas. Já mulheres com o objetivo de parecer o mais inocente e pura possível, deixaram de escurecer a região os olhos, mas como queriam se manter atraentes, passaram a usar apenas misturas com minerais incolores, para alongar os cílios sem os escurecer.

Esta ideia de “impureza” se manteve até chegar na Idade Média, onde todo tipo de maquiagem chegou a ser punido pela igreja! Mas como as mulheres são vaidosas e persistentes por natureza, então muitas desafiaram a sociedade fazendo o uso de pigmentos obtidos através de sementes e cascas de nozes trituradas.

Em 1834 Eugène Rimmel resolveu aprimorar as técnicas anteriores e criou uma massa preta bem concentrada com a finalidade de tingir os fios brancos que apareciam com a idade. Foi a primeira vez em que o produto passou a ser comercializado em sua “forma final”, e por isso até hoje ainda é popularmente conhecido como rímel. Mesmo com todo este avanço, o rímel tinha uma textura muito grossa, lembrando quase uma graxa.

Foi apenas em 1957 que uma pioneira chamada Helena Rubenstein resolveu experimentar transformar o produto em algo mais líquido, e acrescentou um pincel aplicador ao produto.

A História da Máscara de Cílios
Foto:Reprodução
A História da Máscara de Cílios
Foto:Reprodução