Foto:Instagram

 

O dermatologista atual é um profissional responsável não só pelo tratamento das mais diversas patologias da pele, mas também pelos cuidados cosméticos dela. Assim, pela necessidade de cuidar da pele, nasceu a Cosmiatria, a ciência médica que estuda e trata a beleza humana visando o tratamento estético da pele. Por isso convidei a médica dermatologista Francine Belinetti  para um bate-papo com a equipe do Le Blog Maria Antonia para falar sobre os recentes avanços da dermatologia atual e os tratamentos mais procurados na área da cosmiatria.

 

A dermatologia é uma especialidade que passa por uma forte expansão,a demanda por cuidados e procedimentos estéticos que visam manter a aparência da pele jovem ou resgatar o contorno facial perdido, sem precisar se submeter a uma cirurgia plástica, é cada vez maior.

 

O que fez a dermatologia se tornar tão popular?

A dermatologia é a especialidade que cuida da pele, o maior órgão do corpo humano, e o mais visível. É uma área muito ampla, que abrange o diagnóstico e tratamento de doenças, realização de cirurgias e procedimentos estéticos. Essa área da cosmiatria vem crescendo muito nos últimos anos, trazendo muitos pacientes para as clínicas dermatológicas com o objetivo de melhorar a aparência e retardar o envelhecimento.

 

Sabemos que a indústria farmacêutica focada na estética cresceu muito. Mas.Talvez a maior revolução dos últimos anos tenha sido a descoberta da toxina botulínica, conhecida mais pela famosa marca Botox. Qual a real importância desta descoberta?

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, a descoberta da toxina botulínica não é nova, tendo ocorrido já na década de 60. Apesar disso o seu uso na medicina estética popularizou-se apenas após a década de 90. Atualmente, há uma gama enorme  de possibilidades terapêuticas para a toxina, muito além do tratamento de rugas, como o controle da hiperidrose, tratamento de, enxaqueca, bruxismo, paralisia facial, estrabismo, blefaroespasmo, entre outros! É um tratamento rápido, efetivo e muito seguro se realizado por um profissional capacitado.

 

Hoje, os equipamentos mais modernos em uma clínica de dermatologia estética são os lasers. Qual a importância e como a tecnologia contribui para a pele?

Eu simplesmente não consigo imaginar uma clínica dermatológica sem os laseres! Há vários tipos deles e com diversas funções diferentes: tratamento de manchas, estrias e cicatrizes, rejuvenescimento, controle da acne e da rosácea, fechamento de poros, remoção de tatuagem, depilação, tratamento de micoses e até de pequenos tumores cutâneos… enfim, são inúmeras possibilidades terapêuticas que só vem a agregar nos tratamentos já existentes.

 

 Uma das grandes mudanças na tecnologia foi o advento dos lasers fracionados, que permite tratar apenas uma fração da pele em cada sessão ganhando muito mais segurança e menos desconforto. Podemos concluir que o laser é a salvação de todos as queixas estéticas dermatológicas?

Como qualquer tecnologia, ela só é eficaz se realizada por um profissional capacitado e dentro das indicações precisas. Os laseres fracionados são grandes aliados em vários tipos de tratamentos, mas há, sim, contra-indicações e possíveis complicações! Essas tecnologias vieram para contribuir com os tratamentos já existentes, e não substituí-los. 

ULTHERA é um tratamento de estimulo de colágeno da face e pescoço.
Resumindo colageno é tudo para pele de dentro para fora e de fora para dentro?

O colágeno é um componente muito importante da nossa pele. Com o passar dos anos, há uma diminuição natural das fibras colágenas, que pode ser muito acelerada caso a pessoa não tenha hábitos de vida saudáveis. Essa perda leva há um aspecto flácido e envelhecido da pele. 
Nos últimos anos, várias tecnologias foram desenvolvidas com o objetivo de aumentar a quantidade de colágeno, incluindo substâncias injetáveis e máquinas. O Ulthera é uma delas: um ultrassom microfocado que promove um efeito lifting não cirúrgico. Há outras tecnologias com a mesma função atualmente.

 

Hoje, existem outros tipos de tecnologias como as radiofrequências e mais atualmente o ultrassom microfocado. Ultrassom para tratar flacidez da pele?

O ultrassom microfocado consegue gerar pontos de coagulação térmica em uma região profunda da pele, fornecendo um estímulo intenso de colágeno, maior do que outras tecnologias existentes, como a radiofrequência. Por isso, a produção de colágeno é muito maior, sendo os resultados mais evidentes e duradouros.
 O Ulthera foi o primeiro ultrassom microficado aprovado pelo fda para o tratamento da flacidez da pele. O Ultraformer é outro exemplo mais recente dessa tecnologia, sendo sua aplicação mais rápida e menos dolorosa.

 

O que temos de novidade em relação aos produtos para rejuvenescer a pele?  Sejam eles de uso domiciliar ou mesmo injetáveis.

Um exemplo de produto injetável que tem sido cada vez mais utilizado hoje é o ácido polilático, sendo Sculptra o seu nome comercial. Ele pode ser utilizado para tratar flacidez corporal ou facial, com resultados ainda melhores quando associado a outras tecnologias.

 

Fala-se de produtos injetáveis a base de ácido hialurônico, que são totalmente seguros e de fácil aplicação, trazendo um benefício enorme na correção de sulcos e vincos da face. De que forma que o ácido hialurônico pode ajudar no tratamento antienvelhecimento da face?

O ácido hialurônico é um grande aliado do dermatologista,tendo resultados maravilhosos na harmonização facial. Entretanto, o seu uso não é completamente seguro, principalmente quando realizado por um profissional não capacitado, com a chance de hematomas, assimetrias, necrose e até cegueira! 

 

 E por fim, qual o melhor conselho que você pode dar ao nosso leitor?

A indústria farmacêutica investe muito nessa área da cosmiatria, portanto, todos os anos somos bombardeados com novidades. É preciso saber filtrar tudo o que chega no mercado e realmente avaliar a real eficácia, segurança e embasamento científicos desses produtos. Por isso a importância de escolher bem o seu dermatologista. Apenas ele saberá o que é melhor para a sua pele!