Houve quem apontasse a carne com ouro servida aos jogadores da Seleção Brasileira no Catar nesta Copa do Mundo. Mas essa iguaria não é exclusividade da steakhouse Nusr-Et, do turco Nusret Gökçe, conhecido na internet como Salt Bae. A brasileira Middas produz cachaça com flocos de ouro comestível de 23 quilates em duas versões que podem custar até 697 reais.

Muito antes de chegar às garrafas do destilado, o ingrediente precioso é tratado por um laboratório alemão para receber certificado de pureza máxima e garantir o consumo sem nenhum risco. Mas se engana quem imagina que o ouro tem sabor ou aroma, já que o efeito é meramente visual, além do marketing, claro. Outro detalhe é que não há relação com o metal utilizado por joalherias.

O ouro já é utilizado mundo afora, principalmente pela culinária francesa e no Oriente Médio.

No caso da cachaça brasileira, o nome remete à lenda do rei Midas, que transformava em ouro tudo que tocava e, ironicamente, morreu por conta disso.

Fotos : Middas Divulgação