Dia 16 de março é a data oficial na qual toda a população é convocada a refletir sobre essa pauta que merece a nossa atenção.
Segundo alertou um um impactante relatório do IPCC de 2018, o aumento das temperaturas por causa das crescentes emissões de CO2 pode resultar em danos irreversíveis ao planeta. Calotas de gelo derretendo, desmatamento e a crescente frequência de incêndios florestais, furacões e ciclones são apenas alguns dos problemas com os quais estamos lidando. A data de hoje é uma convocação à ação. É sobre acreditar na ciência e estar preparado para a devastação da mudança climática.

E como estamos causando tantas mudanças climáticas? Queimadas, emissão exagerada de poluentes, destruição de florestas, emissão de gases de efeito estufa, queima de combustíveis fósseis (derivados do petróleo, carvão mineral e gás natural), descarte de resíduos sólidos, todas essas posturas humanas que no contexto mundial, afetam diretamente o clima de todo o planeta.

Entretanto, há coisas que já podemos estar fazendo para enfrentar esse desafio, como diminuir o desmatamento, investir na conservação e reflorestamento de áreas naturais, incentivar o uso de energias renováveis não convencionais (solar, eólica, biomassa, por exemplo), investir na redução do consumo de energia, reduzir, reaproveitar e reciclar materiais, investir em tecnologias de baixo carbono, melhorar o transporte público com baixa emissão de GEE (gases de efeito estufa), são algumas das possibilidades.
Cabe a nós sermos vetores de mudanças em nossas casas, trabalho, bairro, cidade e toda extensão territorial do nosso país, se cada um fazer sua parte, o conjunto dessas ações será um grande passo para um planeta mais limpo.

16 de Março - Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas.
Foto : Reprodução