Pular para o conteúdo
Artigo

Lula como ele é, o Brasil que vamos ter, sem ordem e sem progresso

Aristóteles Drummond  A esta altura,  parece estar definido qual a postura do governo em relação aos rumos do país nos seus mais diferentes segmentos para os próximos anos. Na política externa, a opção é pelo eixo Rússia-China, com restrições aos EUA, dentro da tradição de nossas esquerdas. E o apadrinhamento aos bolivarianos falidos, como Argentina, Nicarágua e … Continued
Conteúdo de Marca -
Aristóteles Drummond

Aristóteles Drummond

 A esta altura,  parece estar definido qual a postura do governo em relação aos rumos do país nos seus mais diferentes segmentos para os próximos anos.

Na política externa, a opção é pelo eixo Rússia-China, com restrições aos EUA, dentro da tradição de nossas esquerdas. E o apadrinhamento aos bolivarianos falidos, como Argentina, Nicarágua e Venezuela. Vai tentar repassar recursos do Erário para financiar vendas para estes países sem crédito internacional. Na invasão à Ucrânia, Lula tentou ser ator, mas hoje não teria aceitação alguma que não em Moscou.

Na economia, quer que o setor privado pague mais impostos, empregue mais e tenha menor rentabilidade. Recorre a ultrapassadas medidas como esta do carro popular, como se para o trabalhador fizesse diferença um automóvel custar 90 ou 70 mil reais. Sem noção da realidade. É intervencionista de origem. Pode acabar no controle de preços. Está no DNA d esquerda.

Na administração pública, tem sido claro em optar pelo aparelhamento do Estado, na tolerância com a burocracia que impede projetos empresariais relevantes, como a ação do Ibama, que inibe a presença do setor privado em áreas de preservação, deixando que sejam ocupadas de forma irregular. A experiência internacional – e nacional – é que o privado preserva mais e melhor e a menor custo para o poder público.

Ao que parece, o Legislativo terá de reagir a opção feita para governar com amparo em decisões judiciais. Quem elabora leis a serem obedecidas é o Legislativo e este, ao que tudo indica, não vai ceder à ideologia de esquerda. O Legislativo, como o povo, é conservador.Com este ambiente hostil ao capital a conta vai chegar.

A orientação geral deve estar sempre afinada com os sindicatos e movimentos sociais, como MST e suas versões urbanas, além das bases da coligação de esquerda.

É o Lula verdadeiro, queiram ou não. Não iludiu a sociedade, sempre foi contra privatizações, a favor do uso ideológico dos recursos públicos e da tolerância com grevistas, manifestantes e com os casos de corrupção ou falta de decoro. Boas relações com Maduro e Ortegaexplicam.

Continua a se beneficiar da graça de ter enfrentado um equivocado primário como Bolsonaro, que reforçou a derrota eleitoral negando a lisura inquestionável das urnas eletrônicas e permitiu, no mínimo, que seus adeptos perdessem o juízo. Pecou no 8 de janeiro pela omissão irresponsável, por ter abandonado o país.

O Brasil parecia estar pronto a se tornar o grande país com que todos sonhávamos quando fomos atropelados por um segundo turno em que o eleitor não sabia qual seria o pior para todos. Naquele dia, era difícil uma escolha acertada. Embora o tosco trapalhão fosse menos perigoso para a estabilidade econômica e mesmo institucional, seria demais pedir bom senso aos 38 milhões que não quiseram votar em um ou outro.

Uma crise parece inevitável!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
almir sater e a esposa no pantanal

Três anos após novela, Almir Sater reaparece no Pantanal descalço ao lado da esposa

Para concluir reforma, Cras Vila Gaúcha atenderá no Centro de Convivência do Tijuca II

China afirma ter encontrado urânio em maior profundidade já registrada no mundo

Reino Unido impõe novas sanções contra petróleo da Rússia para enfraquecer esforço de guerra

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Assassino que matou ex-amante da mulher no Coophavila estava foragido por tráfico

Carolina Dieckmann mostra últimos dias de Preta Gil: ‘Como você lutou…’

motoboy ifood entregador

Atenção, entregadores: iFood distribui R$ 10 milhões para projetos sociais

Últimas Notícias

Polícia

Justiça anula ação contra o tráfico de cocaína após PF fazer ‘devassa’ em condomínios de luxo

Com isso, empresário e outras seis pessoas presas no contexto da Operação Prime serão soltas

Brasil

Na Europa, Flávio volta a criticar operação da PF contra Jair Bolsonaro

Nas redes sociais, parlamentar também relatou o que espera sobre as tarifas de 50% no Brasil

Polícia

VÍDEO: Criminosos atiram mais de 15 vezes e deixam dois feridos na Nhanhá

Criminosos estavam em um Gol e efetuaram diversos disparos contra dois homens no fim da manhã desta segunda-feira (21)

Política

Deputado de MS quer zerar imposto de arma de fogo para famílias de baixa renda

Marcos Pollon (PL-MS) é fundador do ProArmas, um site de venda de cursos e itens ligados às armas de fogo