Pular para o conteúdo
Artigo

Educação caseira também é importante para formação de todos

O tema educação é dos mais relevantes no Brasil. Um dos motivos de nossos problemas sociais, como baixos salários, se deve também a falta de preparo de nossa mão de obra. Em alguns setores, como petróleo e gás, se percebem grande número de estrangeiros para dar conta dos projetos em execução. Distribuir a renda pede … Continued
Conteúdo de Marca -
Aristóteles Drummond

O tema é dos mais relevantes no Brasil. Um dos motivos de nossos problemas sociais, como baixos salários, se deve também a falta de preparo de nossa mão de obra. Em alguns setores, como petróleo e gás, se percebem grande número de estrangeiros para dar conta dos projetos em execução. Distribuir a renda pede investimentos de capital, tecnologia e mão de obra qualificada. Por isso o sistema S deveria ser mais parcimonioso em gastar em outros projetos que não aqueles que inspiraram Getulio Vargas a criar instrumento ágil e desburocratizado de formar mão de obra.

Fica difícil pagar bem o trabalhador sem qualificação. Até a construção civil anda pedindo cada vez mais quem saiba usar das novas tecnologias. Lamentavelmente o sistema S corre o risco de extinção em função de direções que se perpetuam, não se renovam, acabam servindo a vaidades e mordomias. O Tribunal de Contas da União (TCU) poderia auditar em detalhe algumas contas, como as despesas com fretamento de aviões e passagens internacionais e até segurança para familias de dirigentes.. A sobrevivência do sistema é importante, mas em modelo compatível com os tempos que vivemos.

Mas o universo da educação é mais amplo. Chega aos lares, na formação de filhos, no bom relacionamento dos casais, no combate à violência doméstica e falta de respeito para com pais e professores. Ensinar hoje pode ser atividade de risco e com impunidade. Pelo lado dos professores, cresce o número daqueles que nem se apresentam com vestes inapropriadas. Bermuda e sandália de dedo não deveriam ser uniformes de professor nem de aluno. Assim , nesta batida em que faltam exemplos de postura correta , em nome de uma suposta liberdade, vamos nos igualando a povos incultos de outras partes do mundo.

       Nas últimas décadas, a partir de 1985, a falta de compostura chegou à vida pública. São notórios os exemplos de políticos que não respeitam os mandatos com posturas inadequadas, uso de palavreado chulo, confronto com os sentimentos nobres e tradicionais do nosso povo. A “ditadura das minorias”, o despertar de preconceitos, o “nós contra eles” incentivam a um clima tenso na sociedade.

É preciso baixar a bola, como se diz. Menos cobranças, mais cordialidade, respeito, postura no dia a dia de todos.

A vida e a política devem ser feitas com o coração e não com o fígado. Muito menos governar pelo retrovisor, demonizando o passado e não construindo o futuro. A índole fraterna e solidária de nossa gente, a integração de todos, como definido pelo genial Gilberto Freyre, deve ser respeitada e preservada.

Povo de mal com a vida, com ressentimentos, cobranças, patrulhamentos, preconceitos e imposições em temas privativos do íntimo de cada um não leva à paz, ao progresso.

Que o inspire as todos e tenhamos um ano menos agressivo, com mais tolerância e respeito aos direitos de todos.


Artigo de Aristóteles Drummond

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Prefeitura abre vagas para curso gratuito de corte e costura

lula rodolfo

MS entra em PL de securitização das dívidas de produtores rurais afetados por desastres climáticos

Mato Grosso do Sul segue em alerta por alta incidência de doenças respiratórias

De comunicação estratégica a marketing, Semu oferta curso gratuito de empreendedorismo feminino em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

mpt

MPT cassa aposentadoria de ex-procurador do trabalho de MS por casos de assédio

cagados bioparque pantanal

Novos animais chegam e vão para área externa de Bioparque; confira as espécies

Últimas Notícias

Le Blog Maria Antonia

Mais de 20 anos após Rebelde, Angelique Boyer e Estefanía Villarreal farão novela juntas

A novidade já está movimentando os fãs de Rebelde, principalmente os que torciam pela amizade das personagens no famoso “Mía’s Club”.

Mundo

Reino Unido assina tratado de defesa, comércio e migração com a Alemanha

Líderes dos países não afirmaram quais serão os impactos dessa união

Polícia

Réu que atirou e atropelou motoentregador é condenado a 4 anos no regime aberto

Crime de tentativa de homicídio foi desclassificado, e o réu foi condenado por disparo de arma de fogo em local habitado e porte ilegal de arma de fogo

Brasil

Mulher faz quatro cirurgias no dedo após fazer as unhas em salão de beleza

Moradora de Goiânia, já fez 77 sessões de fisioterapia para que mobilidade do membro volte 100%