A chance de a LIGHT recuperar é uma realidade, o setor elétrico agradece
Por Aristóteles Drummond O capital é o fundamento do regime regulado pelo mercado, mas não é tudo. Empreender, como governar, é uma arte que pede carisma, liderança, coragem e vocação. Por isso, boa parte dos empreendedores de sucesso em todo mundo aprenderam no dia a dia e não nas universidades. Empresário não se improvisa. O Brasil, em especial o […]
Conteúdo de Marca –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Por Aristóteles Drummond
O capital é o fundamento do regime regulado pelo mercado, mas não é tudo. Empreender, como governar, é uma arte que pede carisma, liderança, coragem e vocação. Por isso, boa parte dos empreendedores de sucesso em todo mundo aprenderam no dia a dia e não nas universidades. Empresário não se improvisa.
O Brasil, em especial o Rio de Janeiro, assiste a este inacreditável derretimento da mais emblemática de suas distribuidoras de energia elétrica, a Light, que fez o progresso brasileiro por décadas limitado à sua área de concessão, no Rio e em São Paulo. Mais de um século de eficiência e lucratividade jogado fora pela arrogância e imediatismo de gestores sem afinidades com a empresa e com o mercado peculiar, singular. Não faz sentido a cumplicidade com maus gestores. Acionistas, consumidores, fornecedores, funcionários e autoridades aspiram uma solução de mercado, que injete recursos e competência na empresa.
Sua recuperação parecia difícil quando surgiu o interesse de Nelson Tanure em seu resgate. O vitorioso empresário, dos mais relevantes do mundo empresarial atual, é tudo que a empresa precisa para sobreviver e voltar a prestar bons serviços e remunerar seus acionistas.Tem histórico de sucesso e correção.
O aporte de capital suposto é até secundário. A Lightpede um gestor de visão, consciente das responsabilidades decorrentes de uma concessionária de serviço essencial. Qualquer recurso administrado com competência, credibilidade e segurança ganha significado e viabiliza uma empresa com esta história. A missão não é para amadores. Delegar a executivos que só pensam em bônus não tem dado certo. Vide o caso Americanas.
Salvar o Rio de problemas decorrentes da falência da empresa, de uma gestão equivocada no mínimo, pede a união dos homens de boa vontade no setor público como no privado. É a sociedade como um todo que ganhaesperança de uma solução feliz, o que certamente deseja os governos do Estado e da União.
Infelizmente, o preço que se paga pelo talento, pelo sucesso, é enfrentar a inveja daqueles que não suportam o êxito de terceiros. Mas o caso Light é de tal importância que sabotar a proposta salvadora por sentimentos menores pode custar caro a sociedade. O soerguimento do Rio pede uma Light de pé e bem gerida. E investidores com o perfil de Tanure são raros hoje em dia. Este investe e comanda.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Deputado quer estudo para manutenção de placas indicativas da MS-156
Indicação foi lida na Alems, pelo deputado Lídio Lopes (Patriota)
Dois petroleiros russos derramam óleo no Estreito de Kerch após tempestade
Autoridades disseram que um membro da tripulação morreu
Homem é enganado, cai em golpe e acaba perdendo R$ 1 mil no Jardim Campo Nobre
Autor disse que a chave PIX era “muito difícil de digitar” e fez uma transferência muito acima do valor combinado com a vítima
Queda de Assad na Síria cortou linha de suprimentos essencial do Irã, diz Hezbollah
O Hezbollah perdeu sua rota de suprimento mais importante do Irã através da Síria, disse o chefe da milícia libanesa, Naim Qassem. Esta é a primeira vez que o grupo militante reconheceu publicamente como a queda do regime de Bashar al-Assad na Síria prejudicou a capacidade do grupo de se rearmar, após uma dura campanha…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.