Pular para o conteúdo
Sem Categoria

Resgatando grandes. Empresas, o livro de Emilio Odebretch escrito sob fortes emoções!

Por Aristóteles Drummond
Conteúdo de Marca -
Por Aristóteles Drummond

Serenados os ânimos, separado o joio do trigo, a operação Lava-jato teve aspectos relevantes na luta contra a corrupção e para mostrar a sociedade brasileira uma organização criminosa instalada nos partidos políticos. Agora é hora de se corrigir os efeitos negativos que ocorreram e prejudicaram o Brasil.

Trata-se de uma legislação clara e inquestionável, via Congresso Nacional, que blinde o Erário das investidas daqueles que, com base na decisão do STF, querem receber de volta o que roubaram e devolveram.

Por outro lado, é preciso rever procedimentos que vieram tornar difícil a sobrevivência de muitas empresas, especialmente as maiores de engenharia. Elas foram levadas a erros; elas não corromperam, foram extorquidas e, sem alternativa, foram cúmplices de malfeitos crescentes que acabaram por ser banais. Já pagaram e aprenderam. 

Mas pragmaticamente temos de recuperar este patrimônio acumulado ao longo de décadas, nas obras emblemáticas dos anos de crescimento, das grandes hidroelétricas, das usinas nucleares, das ferrovias, como a de Carajás, portos e aeroportos por todo o país. E a presença no exterior sem escândalos – estes restritos aos financiamentos a países sem tradição de honrar compromissos. Mas foram muitos os serviços relevantes, como em Angola, Equador, EUA, Portugal e Oriente Médio, entre outros.

Brasileiros notáveis, como Norberto Odebrecht, Roberto Andrade, José Mendes Júnior, Sebastião Camargo e Queiroz Galvão, fundaram empresas espetaculares, que viabilizaram a arrancada do Brasil entre 64 e 85, sem mácula.

O livro de Emilio Odebrecht, escrito sob forteemoção, tem este lado de absoluta verdade quando aponta o erro na criminalização das empresas. A Odebrecht, a maior delas, chegou a empregar 180 mil brasileiros e ser referência internacional no setor. Não sairia distribuindo dinheiro não fosse coagida a tal, assim como as demais. Injusto linchamento sofrido, quando o grupo  tem um histórico admirável desde o Emilio avô, passando por Norberto e pelo Emilio, cercado do apreço e respeito de todos que com ele lidaram ao longo destes anos. Equipe formada pelo mérito.

Uma legislação que olhasse o futuro, sem benefícios, mas livres de medidas punitivas questionáveis, poderia permitir a volta desses atores no processo de desenvolvimento nacional. Ainda há muita coisa a ser feita que pede a presença e a experiência dessas empresas. E que dificulte a repetição dos erros de toda ordem que marcaram estes anos de PT.

Seria o caso de uma anistia pelo progresso e de solidariedade aos que precisam de empregos, mantendo o que já foi aprovado com sentenças promulgadas, mas rediscutindo valores de multas ainda não. 

Ruminar ressentimentos e cobranças não vai contribuir para o bem. O que passou, passou . Não se briga com a realidade. 

Olhar o futuro, com base nas boas coisas do passado com pragmatismo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após batida forte entre dois carros, Bombeiros ‘serram’ veículo para retirar vítima

Família procura por idoso que sofre da Doença de Alzheimer desaparecido neste sábado

Idoso perde R$ 1,2 mil ao cair em golpe de falso advogado com conta de WhatsApp clonada

Polícia Militar prende dupla em flagrante após furto de motocicleta e iPhone

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Corinthians joga mal e perde para o Mirassol em duelo com cavadinha errada de Memphis

Últimas Notícias

Esportes

Operário supera Creespom-DF e avança para a segunda fase do Brasileiro Feminino A3

Com um gol salvador de Aíssa nos acréscimos da primeira etapa, o Galo fez história e avançou para a segunda fase pela primeira vem sua história

Polícia

Confronto em Itaporã termina em morte após denúncia de violência doméstica

Na residência foram apreendidas três armas de fogo que seriam de posse do homem que acabou morto

Esportes

Flamengo mantém tabu e derruba Bahia no Maracanã com gol solitário de Arrascaeta

Flamengo reassumiu de forma provisória a liderança do Campeonato Brasileiro, mas pode ser ultrapassado pelo Palmeiras no domingo

Brasil

Corpo de arquiteto desaparecido após show da Lady Gaga é encontrado

Arquiteto Igor Sousa havia desaparecido na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, foi encontrado próximo às Ilhas Cagarras na manhã deste sábado (10)