Pular para o conteúdo
Política

De educação a acessibilidade: vereadores aprovaram dez projetos nesta quinta-feira

Projetos envolvendo a Rota Bioceânica, além de propostas voltadas à educação, inclusão e acessibilidade, também foram votadas nesta manhã
Anna Gomes -
vereadores durante sessão na Câmara
Imagem ilustrativa. (Divulgação, Câmara Municipal)

Os vereadores da Municipal de aprovaram dez projetos, sendo cindo deles, em regime de urgência, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (3). Dentre as propostas, Frente Parlamentar de acompanhamento da implantação da Rota de Integração Latino-americana (RILA), a chamada Rota Bioceânica, além de propostas voltadas à educação, inclusão, acessibilidade, entre outros.

Foi aprovado, segundo a assessoria de imprensa da Casa de Leis, em urgência e em única discussão, o de Resolução que institui a Frente Parlamentar de acompanhamento da implantação da Rota de Integração Latino-americana (RILA), também conhecida como Rota Bioceânica ou Corredor Bioceânico – Frente Pró-RILA.

Um dos objetivos é acompanhar e analisar programas, projetos e atividades referentes aos aspectos econômico e logístico da implantação e operacionalização da RILA. A Frente será composta pela vereadora Luiza Ribeiro (PT), autora do projeto, e pelos vereadores Carlos Augusto Borges, Carlão (PSB), Otávio Trad (PSD), Claudinho Serra (PSDB), (Republicanos), Papy (Solidariedade), Junior Coringa (PSD), Beto Avelar (PSD) e William Maksoud (PTB).

Também em urgência, em única discussão, foi aprovado o Projeto de Lei, de autoria do vereador Papy (Solidariedade), que cria o Grupo de Trabalho para Estudos e Ações das Políticas Públicas de Inclusão das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (GTEAUT), com a finalidade de promover discussão e debates de propostas de ações públicas, em conjunto com a sociedade civil, para a promoção do tratamento de saúde, o atendimento educacional especializado e o acompanhamento de medidas de assistência social às pessoas com transtorno do espectro autista. Pela proposta, o grupo deve se reunir a cada 15 dias.

Ainda foi aprovado Projeto de Lei Complementar de autoria do vereador Prof. Juari (PSD), que contempla o Plano de Carreira e Remuneração do Magistério Público da Prefeitura Municipal de Campo Grande. Pela proposta, também aprovada em regime de urgência, em única discussão, o membro do Magistério em estágio probatório que não estiver afastado do órgão no qual se encontra lotado não terá interrompida nem suspensa a contagem de tempo de efetivo exercício para declaração de estabilidade.

Também foi aprovado, em urgência, o Projeto de Lei 11.057/23, de autoria da Mesa Diretora, que altera o Anexo II da Lei n. 7.024, de 10 de abril de 2023, que institui o Plano de Aplicação de Recursos do Fundo de Investimentos Sociais. A proposta atende a pedido do vereador Junior Coringa (PSD), para substituição de entidade para receber recursos, em razão de documentações necessárias.

Ainda em urgência, em turno único de discussão, foi aprovado o PL do vereador Ademir Santana (PSDB), que institui no Calendário Oficial de Eventos de Campo Grande o Festival da Carne, a ser comemorado e realizado anualmente no mês de setembro.

Pauta – Já em primeira discussão e votação, foi aprovado o PL, do vereador Dr. Victor Rocha (PP), que institui a data de 27 de janeiro como o Dia Municipal de Conscientização da Prevenção e Proteção Contra Incêndio.

Também foi aprovado o projeto de lei, assinado pelo vereador Papy, que dispõe sobre o Programa de Ações Preventivas ao Luto Infantil na Reme (Rede Municipal de Ensino) de Campo Grande.

Ainda foi aprovado o PL do vereador Edu (Patriota), que institui o combate à violência doméstica e a importunação sexual como temas a serem abordados no contraturno das escolas municipais de educação integral.

Ainda em primeira discussão, os vereadores aprovaram o projeto de lei do vereador Prof. Juari, que declara de Utilidade Pública Municipal o Movimento de Associadas Gestantes e Mulheres em Ação (Magma), organização sem fins lucrativos, com sede e foro na cidade de Campo Grande.

E, por fim, foi aprovado o projeto de lei, que institui a Semana Municipal da Acessibilidade na Capital. A data será celebrada anualmente na primeira semana de dezembro. A proposta é de autoria do vereador Coronel Villasanti (União Brasil).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
maquinário aquidauana

Denúncia aponta veículos da prefeitura parados em oficina para superfaturar peças em MS

Prefeitura de Brasilândia quer ampliar cobertura vacinal contra a gripe (Marcelo Camargo, Agência Brasil, Arquivo)

Para ampliar imunização contra a gripe, Brasilândia licita compra de vacinas

Longe do ideal, passar o Dia das Mães no hospital é desafio de quem luta para ver filhos bem

Golpe de Dia das Mães? Criminosos trocam contato de floriculturas de Campo Grande na página do Google

Notícias mais lidas agora

Entre tantas, alienação parental é mais um tipo de violência contra mães

Com superlotação e sem insumos, Santa Casa suspende atendimento em Campo Grande

palmeiras campeonatos

Onde assistir: Rodada de futebol tem Palmeiras contra São Paulo e campeonatos internacionais

Funsat

Semana começa com mais de mil vagas ofertadas pela Funsat em Campo Grande

Últimas Notícias

Cotidiano

Terceira Semana Nacional do ‘Registre-se!’ tem como foco nos atendimentos os povos originários

A documentação, além de ser um mecanismo de identificação, garante o acesso a direitos básicos

Economia

Comércio ‘tímido’ no Dia das Mães salva quem deixou presente para última hora em Campo Grande

Poucas pessoas escolheram presentes 'na última hora

Cotidiano

Carros ficam destruídos em acidente na Avenida Afonso Pena

Não há detalhes sobre a dinâmica do acidente ou se alguém ficou ferido

Polícia

Corpo completamente carbonizado é encontrado em Ponta Porã

Ainda não há identificação da vítima