Pular para o conteúdo
Política

Pela 1ª vez, Pantanal será tema na COP 28 e poderá ter financiamento para danos após queimadas

A deputada federal Camila Jara representa a bancada federal do Estado no evento em Dubai no dia 30 de novembro
Evelin Cáceres -
A deputada federal Camila Jara (PT) (Everson Tavares, assessoria)

por Mato Grosso do Sul, Camila Jara (PT) viaja no fim do mês para representar o Estado na COP 28 – a 28ª Conferência de Mudanças Climáticas da ONU (Organização das Nações Unidas), que neste ano acontece em Dubai. Pela primeira vez, o Pantanal será tema discutido no encontro, informou a parlamentar nesta segunda-feira (20).

Neste ano, a já anunciou que fará contribuição financeira “substancial” para um novo fundo internacional destinado a combater a destruição causada pelas mudanças climáticas. E o Pantanal, que tem enfrentado problemas com os incêndios, pode ser beneficiado.

O primeiro fundo mundial de “perdas e danos” climáticos deverá ser lançado durante a cúpula climática. A ideia é apresentar projetos para que o Pantanal receba também recursos.

“Existe a previsão de que a partir do ano que vem não seja mais possível comercializar produtos da agricultura e pecuária de áreas desmatadas. Então, cada vez mais aumenta o interesse do homem pantaneiro em fazer parte dessa conservação do meio ambiente e de também conseguir recursos para manter o bioma preservado”, pontuou a deputada.

“Vamos pensar em conjunto com o governo do Estado projetos para desenvolver a região mantendo a floresta de pé. Vamos fazer a apresentação do bioma pantaneiro para parlamentares do exterior e tentar arrecadar recursos para a recuperação ambiental da região, com projetos que integrem os ribeirinhos e a população indígena, que fica muito prejudicada quando essas grandes queimadas acontecem”, explicou.

Lei do Pantanal

A deputada garantiu o compromisso do presidente da Casa Arthur Lira (PP) em aprovar uma lei federal do Pantanal até 2024. O projeto ainda depende da Lei do Pantanal a ser instituída pelo Governo de Mato Grosso do Sul.

No dia 10, o governador (PSDB) chegou a declarar que entre nos dias 23 e 24 de novembro o projeto de lei seria encaminhado para discussão na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul).

Desta forma, a proposta pode ser avaliada, discutida e votada antes do recesso parlamentar. “Existe o compromisso do Riedel em aprovar a lei estadual antes do recesso parlamentar neste ano. Só podemos aprovar uma lei federal após a aprovação da lei estadual”, lembrou a deputada.

Ainda segundo Camila Jara, a lei aprovada será estudada, para que sejam aproveitados os pontos bons, tanto para Mato Grosso do Sul, quanto para Mato Grosso, estados onde fica compreendido o bioma pantaneiro.

Além disso, a deputada garantiu que conversa com a deputada paraguaia Johanna Ortega sobre as necessidades de preservação do pantanal no país vizinho. “Tudo isso com o compromisso do Lira de até o final do mandato nós termos uma Lei do Pantanal aprovada”, garantiu.

Proposta será encaminhada para a Alems

A proposta da Lei do Pantanal está próxima de ser discutida e votada. É isso que prevê o governador Eduardo Riedel (PSDB), em declaração dada no último dia 10.

A elaboração da lei ocorre após série de reportagens do Jornal Midiamax sobre irregularidades e desmatamento promovido pelo empreiteiro André Luiz dos Santos, o Patrola, com obras de rodovias no Pantanal. Ele é alvo de inquéritos.

Questionado sobre o projeto, Riedel garantiu que a proposta está na fase final de elaboração e entre os dias 23 e 24 de novembro chega até a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. “Terá tempo para discussão e manifestação de todas as partes”, afirmou.

Ainda segundo o governador, as ações de construções de várias partes interessadas são feitas semanalmente, junto com o Ministério do Meio Ambiente, produtores rurais e ambientalistas, “para chegarmos à lei equilibrada e legítima”, disse.

Riedel ainda lembrou que o interesse é de preservar o bioma, mantendo os produtores rurais. “Daremos valor econômico ao meio ambiente. É uma discussão global e a lei insere essa modernidade com a precificação do carbono, da água e da biodiversidade. Isso será colocado na lei”, pontuou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem morre após ser arremessado para fora do veículo em acidente na BR-463

IBGE lança mapa-múndi invertido, com o Sul no topo

arsenal

Arsenal empata com o campeão Liverpool após estar perdendo por 2 a 0

Mãe que faleceu em acidente na BR-163 comemorou viagem dias antes: “aproveitar um pouco”

Notícias mais lidas agora

Entre tantas, alienação parental é mais um tipo de violência contra mães

Com superlotação e sem insumos, Santa Casa suspende atendimento em Campo Grande

Mãe que faleceu em acidente na BR-163 comemorou viagem dias antes: “aproveitar um pouco”

Entre o aniversário do pai e o Dia das Mães, Joaquim resgata memória levada pela Covid

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

De analista de marketing a fisioterapeuta, Funtrab oferta mais de 3 mil vagas de trabalho em MS

Os interessados devem comparecer até a Fundação com RG, CPF e Carteira de Trabalho

Polícia

Foragido da polícia, homem tenta se passar pelo irmão e acaba preso na UPA Coronel Antonino

Homem procurou atendimento médico porque acreditava que tinha quebrado o pé, mas raio-x não apontou fraturas

Transparência

Sidrolândia gastará R$ 2,7 milhões com reparos e manutenção de áreas públicas

Serviços em áreas públicas de Sidrolândia caberão às empresas selecionadas a partir do chamamento público, válido por 12 meses

Cotidiano

Fim de semana de vacinação contra gripe passa de 5,7 mil doses aplicadas

Campo Grande enfrenta surto de doenças ligadas aos sistema respiratório com histórico originado a partir da gripe